O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, participou nesta quarta-feira, 2, da sessão administrativa virtual do TRE-MG que homenageou os 300 anos de Minas Gerais celebrados nesta data.  A sessão, transmitida ao vivo no canal do TRE no YouTube, contou também com a presença do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Alberto Diniz destacou a grandiosidade de Minas e de seus magistrados e ressaltou o trabalho dos juízes que atuaram nas eleições municipais deste ano realizadas em meio à pandemia do novo coronavírus. “Minas Gerais é nosso berço de ouro, nossa pátria querida. E os magistrados de nosso estado fazem um magnífico trabalho, como demonstraram os juízes da Corte Eleitoral mineira no pleito deste ano”, afirmou o presidente da Amagis.

Clique aqui para assistir ao vídeo da sessão do TRE-MG.

Homenagens

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, mencionou a satisfação de participar desse momento que “se é glorioso para Minas, é evidentemente glorioso para todo o Brasil”. Citou os mineiros exemplares que atravessaram a história e os exemplos de liberdade e de esforço pela independência, “que deram a Minas Gerais esta centralidade na vida brasileira”. Disse, mais, que o momento é também para homenagear os políticos mineiros que são referência para a política no Brasil, citando Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves e Pedro Aleixo.

Em seguida, o governador de Minas Gerais falou sobre a “satisfação de coincidir o seu mandato com os 300 anos do estado”, afirmando que Minas Gerais, de fato, “sempre esteve à frente de evoluções e inovações”.

Em seu discurso, o desembargador Alexandre Victor de Carvalho, presidente do TRE-MG, destacou a importância desta data histórica e enfatizou que, mais do que celebrá-la, devemos aproveitar para refletir sobre a trajetória dos 300 anos de Minas. Falou sobre a Inconfidência Mineira e o ideal de liberdade ainda que tardia, “causa esta pela qual continuamos a lutar, também aqui neste Regional mineiro, para o devido cumprimento de nossa missão institucional. A liberdade corre no sangue dos mineiros e anda de mãos dadas com a democracia”.

O presidente da Corte Eleitoral mineira discorreu ainda sobre as singularidades do estado e do seu povo, encerrando com um texto de João Guimarães Rosa, publicado em 1957. Leia a íntegra do discurso do presidente do TRE (formato PDF).

Participaram também da sessão os integrantes da Corte Eleitoral mineira; o procurador regional eleitoral, Ângelo Giardini; o deputado estadual Cássio Soares, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Minas; o desembargador José Flávio Almeida, representando o presidente do Tribunal de Justiça; o promotor de justiça Edson de Resende Castro, representando o Ministério Público mineiro; o conselheiro Durval Ângelo, representando o presidente do Tribunal de Contas mineiro; e o advogado Felipe Martins, presidente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais.

*Com informações do TRE-MG