O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participou na noite desta quarta-feira, 22, da abertura da oitava turma do Curso de Aperfeiçoamento Jurídico e Gerencial para Magistrados, com enfoque no enfrentamento do Fenômeno do Contencioso de Massa e da Corrupção pelo Poder Judiciário. O curso é promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), em Belo Horizonte. A solenidade contou também com a presença do 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela.
A 2ª vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e superintendente da Ejef, desembargadora Áurea Brasil, destacou que o juiz tem sido cada vez mais demandando, não apenas no âmbito jurisdicional, mas também como gestor. “Hoje a adequada gestão de pessoas e processos faz-se imprescindível para a obtenção de bons resultados. E o papel da Ejef é estar ao lado dos magistrados e acompanhar as transformações da sociedade e aquelas que se apresentam no cenário judicial”, afirmou a desembargadora.
Palestra
A psicóloga e psicanalista Patrícia Ferreira da Costa ministrou a palestra de abertura “Gestão humanizada”, na qual ressaltou que o papel do gestor é facilitar que as pessoas possam desenvolver seu potencial em um contexto o mais humano e confiável possível.
Ao presidir os trabalhos da mesa, a desembargadora Kárin Emmerich afirmou que a capacitação permanente dos magistrados é fundamental para que o cidadão possa receber uma prestação jurisdicional mais digna e de qualidade.
O curso
O objetivo do curso, que vai até a próxima sexta-feira, dia 24, é promover a capacitação contínua dos magistrados em sua função jurisdicional e auxiliá-los na administração da unidade judiciária por meio de palestras e oficinas e explanação de temas jurídicos, gestão de pessoas e processos, visando à melhoria sistêmica no desempenho das varas do TJMG.