O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participou, na noite desta segunda-feira, 19, da diplomação dos eleitos em 2016, em Belo Horizonte. Foram diplomados o novo prefeito Alexandre Kalil (PHS), seu vice Paulo Lamac (Rede) e os 41 vereadores que vão compor a Câmara Municipal a partir de janeiro, durante solenidade realizada no Salão do I Tribunal do Júri do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte.
O presidente do TRE-MG, desembargador Geraldo Domingos Coelho, e o juiz diretor do Foro Eleitoral da Capital, Renato Jardim (29ª Zona Eleitoral), representaram a Justiça Eleitoral no evento.
Em seu discurso, o desembargador Geraldo Domingos Coelho destacou que os eleitos representam a escolha do eleitorado de cerca de 1,9 milhão de pessoas, que esperam o retorno de suas propostas e o cumprimento de suas promessas feitas durante a campanha eleitoral.
“A diplomação é um ato que nos convida a refletir sobre a ética que deve nortear aqueles que, escolhidos pela população como seus representantes, adquirem, sob a égide da Lei, o poder de legislar e de executar tais leis em nome dessa mesma população”, observou o presidente do TRE-MG.
O juiz Renato Jardim também lembrou aos diplomados o compromisso que eles têm com a vontade popular. “Qual será a valia de termos uma Constituição, chamada cidadã, que traz em seu bojo a promoção da justiça, a igualdade a liberdade e a probidade, se os timoneiros desta enorme embarcação chamada Brasil não se preocuparem em representar a voz do povo, mas em utilizar de seus cargos e funções como um instrumento de interesses próprios e partidários, em detrimento daqueles que os elegeram?”, indagou.
Participaram ainda da cerimônia, o desembargador Wagner Wilson, representando o presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Geraldo Augusto; o secretário Marco Antônio Rezende Teixeira, representando o governador Fernando Pimentel; o deputado Lafayette Andrada, representando o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes; o procurador do Estado de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet; o vereador Marcelo Aro, representado a Câmara dos Deputados, e os desembargadores Edgard Penna Amorim (vice-presidente do TRE-MG e Corregedor Regional Eleitoral), Pedro Bernardes e os juízes Ricardo Matos de Oliveira, Virgílio de Almeida Barreto, e a juíza Cláudia Coimbra Alves, da Corte Eleitoral do TRE-MG.
Diplomação
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral credencia os eleitos e suplentes, habilitando-os a assumir e exercer os respectivos mandatos. No diploma, consta o nome do candidato, a legenda pela qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou sua classificação como suplente.
A eventual desaprovação das contas de campanha dos eleitos não impede a diplomação, seguindo a legislação eleitoral em vigor.