O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participou, na noite desta segunda-feira, 11, da entrega da Medalha do Mérito do Ministério Público de Minas Gerais Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos, na sede do MPMG. O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herbert Carneiro, foi um dos homenageados, mas não pôde comparecer.

mpmg

Em seu discurso, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet, destacou o papel do Ministério Público na garantia dos direitos das mulheres, negros, idosos, crianças, pessoas de diferentes etnias, orientação sexual e religiosa, defendendo a tolerância e pregando os valores da cidadania e justiça social.

A presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti, falou em nome dos homenageados e lembrou os ideais de justiça e perseverança no Ministério Público e a contribuição da instituição para a construção do país.

medalhampmg

O governador Fernando Pimentel disse que o Ministério Público de Minas Gerais trabalha com uma postura de independência, auxiliando na construção da cidadania dos mineiros e mineiras.

A honraria é concedida a personalidades que deram relevantes contribuições para a sociedade e para a cultura jurídica do País.

Grande Colar
- Adalclever Ribeiro Lopes, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Medalha de Honra
- Cláudio Couto Terrão, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG);

- Durval Ângelo Andrade, deputado estadual de Minas Gerais;

- Fábio Augusto Ramalho dos Santos, deputado federal, 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados;

- Herbert José Almeida Carneiro, desembargador, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG);

- Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti, promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia (MPBA), presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

Comenda
- Alexandre Kalil, prefeito de Belo Horizonte;

- Antônio Fabrício Gonçalves, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Minas Gerais (OAB/MG);

- Carlos Lindenberg Spínola Castro, jornalista;

- Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG), entidade da sociedade civil que luta pelos direitos e promoção da cidadania da comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT);

- Christiane Neves Procópio Malard, defensora pública-geral de Minas Gerais;

- Claúdio Roberto de Souza, coronel, comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais;

- Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana;

- Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais – N’Golo, criada em 2005, para proporcionar articulação e mobilização na luta pelos direitos das comunidades quilombolas do estado;

- Grupo Corpo, companhia mineira de dança contemporânea;

- Helbert Figueiró de Lourdes, coronel PM, comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG);

- Ivam Sérgio Tavares Merhi, procurador de Justiça aposentado do MPMG;

- João Otacílio Silva Neto, chefe de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais;

- Macaé Maria Evaristo dos Santos, secretária de Estado de Educação de Minas Gerais;

- Marcos Fernando Portes de Carvalho, servidor aposentado do MPMG;

- Misabel Abreu Machado Derzi, professora de Direito Tributário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e das Faculdades Milton Campos;

- Programa de Ação Social Central na Vila, projeto que tem como objetivo o desenvolvimento social e individual, localizado na Vila Estrela, em Belo Horizonte.