O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou nesta quarta-feira, 7, as novas instalações do Fórum Desembargador Faria e Sousa, da Comarca de Caratinga, no Vale do Rio Doce. O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, natural de Caratinga, participou da cerimônia, que também contou com a presença de outras autoridades do Estado, como o presidente em exercício do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida; o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel; e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Adalclever Lopes.

Caratinga

Em seu pronunciamento, o presidente em exercício do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, destacou que a construção do fórum e a formação do grupo que iniciou os trabalhos mostram que os Poderes constituídos em Minas Gerais cumprem realmente seu papel com harmonia e solidariedade.

Caratinga

Durante a cerimônia, o desembargador leu o discurso preparado pelo presidente licenciado do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, para a cerimônia. Nele, Herbert Carneiro prestou uma homenagem a todos os magistrados e servidores da comarca e afirmou que todo gestor público deve pautar seu trabalho na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Segundo ele, a data de hoje é festiva e memorável por ser a comunidade a maior destinatária de todo os serviços que serão prestados no novo fórum.

Caratinga

O diretor do foro da Comarca de Caratinga, juiz Consuelo Silveira Neto, afirmou que a entrega da obra é um marco simbólico e material de respeito aos operadores do direito e à população dos onze municípios que fazem parte da comarca. Consuelo Silveira Neto destacou o apoio fundamental que recebeu de magistrados, em especial da presidência do TJMG e da Amagis, para a inauguração do novo prédio. Para ele, uma palavra define esta obra: cidadania. “O Poder Judiciário do século XXI exige novos conceitos. Por isso, precisamos fortalecer os laços entre a comunidade e a Justiça”, declarou.

Caratinga

O governador do Estado, Fernando Pimentel, ressaltou que as novas instalações do fórum estão à altura das tradições da cidade e daquilo que o população de Caratinga espera. Ele destacou a instalação do Cejusc e afirmou que Minas Gerais tem valorizado cada vez mais a cultura da conciliação. “Esta entrega simboliza a harmonia e a união vivenciadas entre os Três Poderes no Estado, tão fundamental para superarmos os momentos de crise. É isso o que o cidadão merece”, disse.

Caratinga

Júri

Durante o evento, também foi inaugurado o Salão do Júri, que recebeu o nome do desembargador Salatiel de Resende Fernandes Neto (in memorian). O descerramento da placa foi feito pela viúva do desembargador, a diretora de Pensionistas da Amagis, Marlene Maria Fernandes.

Caratinga

Marlene Fernandes destacou sua alegria e honra em participar da homenagem ao seu marido, um magistrado, segundo ela, de força e garra que muito contribuiu ao Poder Judiciário e à Comarca de Caratinga. "Recebo a merecida homenagem ao meu marido, que amava a magistratura e tinha um grande apreço pela carreira. Aqui em Caratinga nasceram três dos meus quatro filhos e, por tudo isso, recebo com muita gratidão essa homenagem", afirmou.

Solenidade

A cerimônia contou ainda com a instalação do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc); com a inauguração dos retratos dos juízes Marco Aurélio Abrantes Rodrigues, Alexandre Ferreira e José Antônio de Oliveira Cordeiro na Galeria de Ex-diretores do Foro; com o descerramento da placa em homenagem a magistrados que nasceram ou foram criados nos municípios que integram a comarca ou que, além de serem cidadãos honorários, presidiram o TJMG; e com a entrega do título de Cidadania Honorária aos ex-presidentes do TJMG, desembargadores Joaquim Herculano Rodrigues e Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, pela Câmara Municipal de Caratinga.

Caratinga

Novo prédio

O novo edifício do fórum de Caratinga conta com instalações modernas, seguras e adequadas à prestação dos serviços forenses. O prédio tem seis pavimentos (7.495 m² de área construída) para abrigar até 13 varas judiciais.

Fórum de Caratinga

O edifício conta com acessibilidade plena, dois elevadores e ar condicionado central.

Além de Caratinga, a comarca é composta pelos municípios de Bom Jesus do Galho, Córrego Novo, Entre Folhas, Imbé de Minas, Piedade de Caratinga, Pingo D’Água, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, Ubaporanga e Vargem Alegre.

O novo fórum fica na rua Luiz Antônio Bastos Cortes, 16, bairro Santa Zita – Caratinga/MG.

Presenças

Também estiveram presentes à solenidade de inauguração o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Saulo Versiani Penna; o deputado federal Mauro Lopes; o prefeito de Caratinga, Marco Antônio Ferraz Junqueira; o presidente da Câmara Municipal de Caratinga, vereador Sérgio Antônio Condé; os ex-presidentes do TJMG Joaquim Herculano Lopes e Pedro Carlos Bitencourt Marcondes; e a defensora pública Luciana Lara Leão, representando a defensora pública-geral de Minas, Christiane Neves Procópio Malard.