O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou, na manhã desta quinta-feira, 27, o novo Fórum da Comarca de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participou da cerimônia.
O novo Fórum Doutor Manoel de Castro Santos conta com instalações mais modernas, seguras e adequadas à prestação dos serviços forenses, possui oito pavimentos e capacidade para abrigar até 30 varas judiciais. Além disso, possui estrutura para abrigar o Juizado Especial, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, Salão do Júri e Varas Cíveis e Criminais.
O presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, afirmou que a eficiência do Poder Judiciário encontra-se na prestação jurisdicional célere e de qualidade, podendo ser percebida tanto na busca do aperfeiçoamento da legislação processual, como o novo CPC, quanto nas ações de formação e aprimoramento da atividade judiciária com foco nos jurisdicionados. E, para isso, o presidente do TJMG disse que é fundamental fornecer a estrutura física necessária e adequada para um melhor desempenho dos trabalhos forenses e um bom atendimento da cidadania.
O juiz Marcelo Paulo Salgado, diretor do foro, disse que é com grande satisfação que recebe a inauguração do novo fórum, que irá representar melhor qualidade de trabalho para magistrados, servidores, promotores, defensores públicos, advogados e para a população de Divinópolis.
Durante a solenidade, o desembargador Antônio Carlos Cruvinel foi homenageado com uma placa, e o juiz Marcelo Paulo Salgado também foi homenageado pelos servidores da comarca.
Além dos presidentes da Amagis, do TJMG, e o juiz diretor do foro, participaram também os desembargadores Carlos Henrique Perpétuo Braga, Wanderley Salgado de Paiva, Fernandes Filho, Antônio Carlos Cruvinel e Ângela de Lourdes Rodrigues, e os juízes Carlos Donizetti e Marixa Lopes Rodrigues.