O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, participa nesta segunda-feira, 3, da reunião do Comitê Gestor Regional e dos comitês orçamentários da Justiça Comum de 1º e 2º graus, na sede do TJMG, em Belo Horizonte. A reunião discute o planejamento estratégico atualizado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG); o cenário fiscal, estrutura e execução do orçamento – exercício 2019; as necessidades e demandas das unidades judiciais; e ainda as boas práticas do TJMG como o Plano de Logística Sustentável (PLS) e o Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Presidente deu posse a magistrados e servidores como novos membros do Comitê Gestor Regional
O encontro foi aberto pelo presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, que deu posse a magistrados e servidores como novos membros do Comitê Gestor Regional e destacou a importância da reunião, para consolidar a gestão “compartilhada e interiorizada que estamos fazendo”. Veja a composição.
Presidente defendeu a união de esforços de magistrados e servidores
O desembargador ressaltou o “momento angustiante” que a gestão pública está vivendo, particularmente em Minas, e advertiu que “problemas sérios estão por vir e a crise se aproxima cada vez mais dos demais poderes, além do Executivo”. Defendeu a união de esforços de magistrados e servidores para “evitar que a crise chegue até nós” e criticou setores do próprio Poder Judiciário que “estimulam campanhas contra a instituição”.
O presidente afirmou ainda que vem fazendo todo o esforço possível para dar melhores condições de trabalho a todos, seja garantindo vantagens aos servidores, seja investindo na melhoria da infraestrutura, especialmente na 1ª instância.
Destacou como principais iniciativas de sua gestão nesse sentido a construção de novos fóruns no interior (há 41 com obras em andamento), a aceleração da implantação do PJe, que estará concluída até setembro próximo, e a criação do Programa “Pontualidade”, que está levando a jurisdição remota às comarcas que ainda estão sem juízes titulares e que, com 30 assessores coordenados por dois juízes, está prolatando, em média, 2 mil sentenças por mês.
Juízes auxiliares da Presidência participaram da reunião
Além do presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, compuseram a mesa de abertura os juízes auxiliares da Presidência Luís Carlos Rezende e Santos e Jair Francisco dos Santos, o secretário executivo da Secretaria Executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional (Seplag), João Victor Rezende, e o diretor da Diretoria Executiva de Finanças e Execução Orçamentária (Dirfin), Eduardo Codo.
O público é composto por magistrados, servidores e representantes dos sindicatos dos servidores da primeira e segunda instâncias.
Secretário executivo João Victor Rezende abriu os trabalhos
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG