O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participou, na noite desta quarta-feira, 30, da abertura da primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento Jurídico e Gerencial para Magistrados, com enfoque no enfrentamento do Fenômeno do Contencioso de Massa e da Corrupção pelo Poder Judiciário, promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). O corregedor-geral de Justiça do TJMG, desembargador André Leite Praça também esteve presente na cerimônia de abertura.
O 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e superintendente da Ejef, desembargador Wagner Wilson, destacou que o tema do curso é atual e tem constado da pauta jurídica, que tem sido chamado para atuar em ações de toda a natureza e buscar alternativas para enfrentar o número de processos que versam sobre o mesmo objeto e que necessitam de tratamento seguro e ágil. “São estas demandas repetitivas um número significativo de ações denunciando atos de improbidade a exigir do Judiciário uma atuação eficiente”, destacou o magistrado.
O desembargador Fausto Martin De Sanctis, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, fez a palestra de abertura “Desafios no Combate à Corrupção”, apresentando os desafios de combate à corrupção, o uso da delação premiada e acordos de leniência.
O objetivo do curso, que vai até a próxima sexta-feira, é promover a capacitação contínua dos magistrados em sua função jurisdicional e auxiliá-los na administração da unidade judiciária por meio de palestras e oficinas e explanação de temas jurídicos, gestão de pessoas e processos, visando à melhoria sistêmica no desempenho das varas do TJMG.