dia_de_minas_2.jpgA capital do Estado foi transferida, simbolicamente, hoje, 16, para o município de Mariana, durante as comemorações do Dia de Minas. Além da celebração dos 314 anos da cidade, que foi a primeira sede administrativa do Estado, pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais foram homenageadas com a Medalha do Dia de Minas, entregue no fim da manhã.

Além do presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa, também receberam a medalha o presidente do TRE-MG, desembargador Kildare Gonçalves, e desembargadora Maria Beatriz Caíres e juiz Antônio Pinheiro Costa. (Para ver a lista completa, clique aqui.) O presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, participou da solenidade, que ocorreu na Praça Minas Gerais.

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, lembrou que, nesta data, estamos todos renovando nosso compromisso com o Estado, com sua história e a importância da construção diária de Minas Gerais. “Neste 16 de julho, nos reunimos aqui para reverenciar os que vieram antes de nós. E, de tijolo em tijolo, colocaram de pé a Minas Gerais que somos hoje, e que temos o dever de continuar construindo”, disse.

diaminasanastasia.jpgO prefeito de Mariana, Raimundo Horta, destacou a importância do ato simbólico realizado na cidade. “A história de Minas começou a ser escrita aqui e foi onde se edificaram as bases do Estado. Hoje, Minas reúne-se aqui para encontrar suas origens”, afirmou

O presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, observou que esta data simboliza o marco inicial do desenvolvimento histórico, político, jurídico e institucional de Minas Gerais. “A Amagis é uma instituição que, além de congregar a classe e ser a voz da magistratura mineira, afirma sua importância no cenário jurídico-político mineiro”, disse.

Neste ano, o Dia de Minas também foi celebrado com um evento realizado na Cidade Administrativa, no fim da tarde.