O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, participou nesta terça-feira, 5, em Brasília, da 9ª Reunião da Coordenadoria da Justiça Estadual da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Também participaram do encontro o presidente da AMB, juiz Jayme de Oliveira, e presidentes de Associações estaduais. A reunião visa retomar a atuação conjunta de lideranças associativas em defesa dos direitos e garantias da classe no Congresso Nacional.
Na pauta do encontro, projetos como o do extrateto (que regula o teto salarial no serviço público) e da reforma da Previdência, além da PEC do VTM (antigo ATS) e a defesa da paridade e integralidade entre ativos e aposentados.
As lideranças associativas também discutiram formas de apoio à Magistratura trabalhista em razão da proposta de extinção da Justiça do Trabalho, a reativação do movimento pelas eleições diretas nos Tribunais e a proposta no CNJ sobre permuta entre magistrados dos Estados.
"O encontro na AMB é muito importante, porque reúne representantes da Magistratura de todo o País. Assim, podemos dividir experiências e planejar uma atuação conjunta e, consequentemente, mais eficaz na atuação em defesa dos direitos da classe, especialmente com relação aos temas nacionais que são decididos no Congresso", disse o presidente da Amagis.
Aposentados
Além da reunião da Coordenadoria da Justiça Estadual, que congrega os presidentes das associações estaduais, também aconteceu nesta terça-feira a reunião da Coordenadoria dos Aposentados. "Os aposentados são uma das prioridades de nossa gestão, e não mediremos esforços na defesa daqueles e daquelas que fizeram e fazem a história da Magistratura mineira e da Amagis", afirmou Alberto Diniz.
Nesta quarta-feira, 6, o presidente da Amagis participará da reunião do Conselho de Representantes, que reúne todas as Associações integrantes da AMB (além da Justiça Estadual, a Federal, Trabalhista e Militar), também em Brasília.