O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, participou, na tarde desta segunda-feira, 31, da homenagem prestada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), com a outorga da Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Vaz de Mello, ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE.
O presidente do TRE-MG, desembargador Alexandre Victor, destacou a honra e satisfação em entregar a comenda ao ministro Barroso, que confere ainda mais prestígio e reconhecimento à medalha. De acordo com o presidente do Tribunal, o ministro é credenciado pelo seu esforço e dedicação empreendidos pela Justiça Eleitoral no País.
Outro ponto destacado pelo desembargador Alexandre Victor foi quanto à preocupação do ministro com o valor da educação e seu enfrentamento às desinformações e combate às fake news, assim como o encorajamento na realização das eleições de 2020.
O desembargador Alberto Diniz afirmou que a Amagis se junta ao TRE-MG na homenagem ao ministro, que tem feito uma gestão profícua à frente da Justiça Eleitoral.
O ex-presidente do TRE-MG, desembargador Rogério Medeiros, autor da escolha do ministro para receber a comenda, observou que Luís Roberto Barroso conduziu o pleito de 2020 com muita serenidade e sabedoria, além de ser um magistrado qualificado e merecedor da Medalha Vaz de Mello, patrono da medalha que foi “um homem sereno e discreto, mas um juiz modelar em seu senso de justiça”.
O vice-presidente do TRE-MG e corregedor-eleitoral, desembargador Marcos Lincoln revelou sua satisfação em realizar esta cerimônia de homenagem ao ministro, que possui justa grandeza à Medalha e é detentor da admiração e reconhecimento do TRE-MG por tudo que tem feito em prol do Poder Judiciário e da Justiça Eleitoral no País.
Luís Roberto Barroso agradeceu o recebimento da Medalha e disse que recebeu muito humildemente os elogios. Em seguida, o ministro realizou uma palestra sobre “Processo Eleitoral, Sistema Eleitoral e Desinformações”, falando brevemente de cada um dos temas que fazem parte do atual cenário institucional.
Em sua palestra, afirmou que o atual processo eleitoral com o voto eletrônico é um sistema seguro, transparente e auditável. “Fraudes aconteciam com o sistema de voto impresso, e não com o eletrônico”. O ministro também apresentou alguns aspectos de enfrentamento à desinformação, ressaltando a importância de se difundir informações verdadeiras e que merecem credibilidade.
Além do magistrados membros da Corte Eleitoral mineira, participaram também o 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Newton Teixeira Carvalho, representando o presidente do TJMG; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Eustáquio Martins; os ministros do TSE Benedito Gonçalves e Carlos Mário da Silva Velloso Filho; os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais dos Estados de São Paulo, Piauí e Rio Grande do Norte; e o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, desembargador Fernando Armando Ribeiro.
Assista abaixo à transmissão de outorga da Medalha do Mérito Eleitoral "Desembargador Vaz de Mello"