O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, participou, na manhã desta sexta-feira, 16, do lançamento do livro “Conte sua História – A vida de crianças e adolescentes institucionalizados em Minas Gerais”, obra que conta relatos de personagens e suas histórias de dor, angústia, de perdas, mas também de superação e pequenas e grandes vitórias. A obra é uma publicação idealizada e organizada pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), do TJMG, em parceria com jornalistas, assistentes sociais, pedagogos e psicólogos, que escreveram os relatos.

obra coinj

O desembargador Wagner Wilson, superintendente da Coinj, disse que o objetivo da publicação foi o de ouvir a história de crianças e adolescentes, hoje adultos, que passaram a juventude em instituições de acolhimento, com o intuito de conscientizar as autoridades do papel fundamental que elas têm na formação dessas crianças, dentro e fora das instituições. “A criança precisa é da família e da convivência comunitária para se tornar um adulto útil e produtivo”, observou. Wilson.

obra coinj 2

O presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, acredita que o Tribunal tem uma preocupação social com a realidade dessas crianças e adolescentes e que trabalhos como esse demonstram uma iniciativa em mudar a vida das pessoas, além de buscar conscientizar e sensibilizar a sociedade, ampliando o número de parceiros nessa causa.

Ao fim da solenidade, o professor Renato Pinto Venâncio realizou a palestra “História do abandono da infância e da juventude no Brasil: esboço de uma cronologia”, refletindo sobre a assistência institucionalizada a crianças e adolescentes desde seu princípio.

obra coinj 3

O livro traz 23 histórias de homens e mulheres, com idades entre 18 e 65 anos, e busca dar voz aos personagens que foram atendidos por instituições de acolhimento em algum momento de suas vidas. Foram publicados mil exemplares que serão distribuídos para desembargadores, juízes e demais autoridades que lidam com a questão da infância e juventude. A publicação também pode ser adquirida pelo e-mail: contesuahistoria@tjmg.jus.br.