A desembargadora Hilda Teixeira da Costa participou na tarde desta terça-feira, 4, de sua última sessão na 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Ela se aposenta nesta quarta-feira, 5. O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, participou da homenagem à magistrada, ao lado de diversos outros desembargadores, colegas, amigos e familiares da homenageada. Em 2017, a desembargadora Hilda Teixeira da Costa foi a primeira mulher a assumir a presidência da 2ª Câmara Cível do TJMG.
O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, destacou as virtudes da magistrada e sua dedicação ao Poder Judiciário de Minas Gerais. Alberto Diniz também relembrou um momento difícil pelo qual passou em sua vida e destacou o apoio e o carinho recebidos da desembargadora. “Trago as palavras de Mário Quintana para dizer que a amizade é um amor que nunca morre, sempre fica conosco. Gostaria de agradecer à desembargadora Hilda por todo o apoio que me deu e pelo trabalho de excelência que prestou ao Tribunal de Justiça. A Amagis vem a público agradecer o companheirismo em todos estes anos e dizer que as portas da Associação estarão sempre abertas a você”, disse o presidente à homenageada.
O presidente 2ª Câmara Cível do TJMG, desembargador Marcelo Rodrigues, disse que a desembargadora Hilda Teixeira da Costa deixará saudade por sua alegria e destacou que ela foi uma magistrada sempre dedicada em sua formação e aprimoramento, de modo a atuar de maneira profícua e eficiente. Em seguida, o desembargador Marcelo Rodrigues fez a leitura de uma mensagem dos filhos da desembargadora Hilda Teixeira na qual eles destacam seu exemplo como mãe, seu profissionalismo e ética como magistrada.
Os desembargadores Caetano Levi Lopes e Raimundo Messias Júnior e o juiz convocado Lailson Braga Baeta Neves, que compõem a 2ª Câmara Cível, também desejaram felicidades nesta nova etapa de vida da desembargadora Hilda Teixeira da Costa e afirmaram que ela é um exemplo de magistrada que dignificou e honrou o Tribunal de Justiça com sua competência e dedicação.
Os desembargadores Edgard Penna Amorim e Ângela Rodrigues também aderiram às homenagens, assim como representantes do Ministério Público de Minas Gerais, da OAB-MG e servidores do TJMG.
A desembargadora Hilda Teixeira da Costa agradeceu as manifestações de todos e afirmou que nunca imaginou vivenciar momentos de tanta emoção como os de sua despedida. “Vou guardar cada momento vivido aqui como um diamante precioso que levarei para minha vida. O trabalho sempre foi árduo, mas pude dividir seu peso com uma equipe maravilhosa. Contudo, chega a hora de procurar novas alegrias. Nesse novo caminho, espero continuar a contribuir para o engrandecimento do nosso Tribunal de Justiça”, despediu-se a magistrada.