O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participou no início da tarde desta segunda-feira, 28, da solenidade de descerramento dos retratos dos desembargadores Joaquim Herculano Rodrigues e Pedro Carlos Bitencourt Marcondes na Galeria de Ex-Presidentes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Palácio da Justiça, no Centro de Belo Horizonte.
O presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, destacou que os homenageados têm rico histórico de vida e entraram de maneira singular no Tribunal mineiro. Segundo ele, é desnecessário enumerar os diversos feitos dos magistrados enquanto presidentes, uma vez que já o fizeram de maneira pormenorizada em seus respectivos relatórios de gestão, observando assim o dever de transparência para com a sociedade. “Se os retratos dos nobres homenageados passam a partir de agora a integrar esta respeitável e indelével galeria, não é por outro motivo senão por suas distintas e grandes ações. Nesse sentido, a imagem tem, sim, um incalculável valor”, afirmou o presidente Herbert Carneiro.
O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Wagner Wilson, saudou os magistrados homenageados e ressaltou que, a cada dois anos, a história do TJMG é acrescida de mais um capítulo. De acordo com ele, cada gestão tem suas peculiaridades, mas os objetivos são semelhantes: aperfeiçoar os serviços prestados à sociedade, democratizar o acesso à Justiça e atender com presteza o cidadão. Para Wagner Wilson, a homenagem simboliza a valiosa contribuição dos ex-presidentes à instituição.
O desembargador Pedro Bitencourt agradeceu, também em nome do desembargador Joaquim Herculano, a homenagem e as palavras dirigidas a eles. Segundo Pedro Bitencourt, o descerramento dos retratos vai além do objetivo de perpetuar a memória dos ex-presidentes. “Este dia ficará marcado para sempre porque, mais que a chegada à presidência, recordamos o caminho percorrido. Se a chegada importa, o caminho é a lembrança que fica pelas dificuldades naturais impostas ao exercício do cargo”, afirmou. Segundo ele, este é um momento de agradecer, especialmente aos colegas, ex-presidentes e servidores. “Há momentos na vida em que a alma se põe de joelhos. Este é um deles”, concluiu.
Mesa de honra
Compuseram a mesa de honra do evento, ao lado do presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, o 2º vice-presidente do TJ e superintendente da Ejef, desembargador Wagner Wilson; o corregedor-geral de Justiça, desembargador André Leite Praça; o superintendente da Memória do Judiciário e ex-presidente do TJ, desembargador Lúcio Urbano; o presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares; e os ex-presidentes homenageados, desembargadores Joaquim Herculano e Pedro Carlos Bitencourt Marcondes.