O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participou na noite desta sexta-feira, 19, do encerramento do IX Encontro do Colégio de Dirigentes de Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje). O evento, que teve apoio da Amagis, reuniu, em Belo Horizonte, magistrados de todos os estados do país em palestras e mesas redondas sobre reforma política, cidadania, capacitação e projetos em andamento nas escolas.
Entre outras autoridades, participaram do encontro o presidente do TRE-MG, desembargador Geraldo Domingos Coelho; o vice-presidente e corregedor do Tribunal Eleitoral mineiro, desembargador Edgard Penna Amorim; o diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio de Oliveira; e o juiz da Corte Eleitoral mineira Ricardo Matos.
Nesta sexta-feira, foi eleita a nova Comissão Executiva do Codeje, que terá como presidente o juiz do TJES Aldary Nunes Júnior e como vice-presidente a desembargadora do TJPA Célia Regina de Lima Pinheiro. No final do encontro, foi redigida a Carta de Belo Horizonte, com as conclusões dos debates. O encerramento contou também com palestra proferida pelo pesquisador em Direito Constitucional e consultor legislativo da Câmara dos Deputados Roberto Carlos Martins Pontes.
O próximo encontro do Colégio de Dirigentes de Escolas Judiciárias Eleitorais será realizado no segundo semestre deste ano, em data ainda a ser definida, no Mato Grosso do Sul.
As Escolas Judiciárias Eleitorais são responsáveis pela capacitação de magistrados e de agentes públicos, aprimoramento de práticas eleitorais e desenvolvimento de ações de educação para a cidadania. A Escola do TSE, dirigida atualmente pelo professor Fábio Quintas, estabelece, promove e consolida políticas, diretrizes e estratégias gerais para as escolas de todos os TREs.