O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, presidirá, pelo segundo ano, o Tribunal Internacional Estudantil (TRI-e) realizado pela Escola Superior Dom Helder Câmara.

O magistrado aceitou o convite feito pelo reitor Paulo Umberto Stumpf, em reunião nesta terça-feira, 27, na sede da instituição de ensino, em Belo Horizonte. Eles conversaram também sobre o formatação do julgamento simulado, que acontecerá no próximo dia 7 de novembro.

Escola Dom Helder

O TRI-e é um projeto de simulação jurídica, inspirado no Tribunal Internacional de Justiça, tendo como patrono o jurista Antônio Augusto Cançado Trindade, e coordenado por alunos e professores da Escola Superior Dom Helder Câmara.


O tema da edição de 2015 é a "A proteção internacional dos recursos hídricos da Amazônia à luz dos Direitos Fundamentais e do Direito Internacional".

A simulação é ocasião oportuna para que os estudantes, mediante pesquisa qualificada, defendam os interesses de suas representações, deparando-se com questões pertinentes à diplomacia e às relações internacionais entre Estados soberanos, de uma forma diferente e inovadora.