Prestando Contas nº 1 – Ano X
Belo Horizonte, 21 de janeiro de 2022
Caros (as) Colegas,
Com entusiasmo e muita fé em nossa força e união, estamos iniciando uma caminhada em um único sentido, que tem, como destino, a defesa da Magistratura e o aperfeiçoamento do Judiciário.
Como porta-vozes e legítimos representantes da Classe, estaremos em todos os espaços onde seus interesses e os rumos do Judiciário estiverem em jogo.
Não ficaremos calados ou de braços cruzados, assistindo a sistemáticas campanhas caluniosas contra uma Classe altiva, honrada e cumpridora das leis e da Constituição. Ao contrário, defenderemos, com todas as forças, nossos direitos e a recomposição dos subsídios.
Venham conosco, juntos, seremos união e força.
Confira nossas ações dos últimos 30 dias
Juiz Luiz Carlos Rezende e Santos
Presidente da Amagis
Presidente da Amagis amplia interlocução com a sociedade por meio da imprensa
Desde que foi eleito e empossado, o presidente Luiz Carlos tem buscado ampliar o diálogo e interlocução com a sociedade por meio da imprensa. Até o momento, já concedeu entrevistas à TV Band (programa Entrevista Coletiva), no dia 11 de dezembro e Record (Balanço Geral), no dia 19 de janeiro, ao jornal Estado de Minas (26/12) e à Radio Super (28/12). Em todas as ocasiões, apresentou suas metas à frente da Amagis nos próximos três anos, ressaltou o trabalho de magistrados e magistradas durante a pandemia e a importância da atuação deles na busca da pacificação social. Confira as entrevistas no site da Associação.
Presidente da Amagis recebe visita de magistrados integrantes da Abrame
No dia 20, o presidente da Amagis recebeu a visita da juíza Maria Isabel Fleck, delegada da Associação Brasileira de Magistrados Espíritas (Abrame/MG), e do juiz Clayton Rosa de Resende, diretor pedagógico da entidade. Foram reafirmados os valores e princípios das duas entidades e a parceria entre a Abrame e a Amagis.
Abertas inscrições para Colônias de Férias na Semana Santa
Programa-se para aproveitar a Semana Santa em uma das colônias de férias da Amagis. As inscrições para este período estão abertas até o dia 25 de janeiro de 2022. Faça sua inscrição para o sorteio pelo e-mail: cacia@amagis.com.br, informando a colônia e período desejados. O sorteio será realizado, no dia 27 de janeiro de 2022, às 15h, na sede da Amagis. Mais informações pelo site da Amagis.
Juíza Daniela Pereira será nova diretora de Comunicação
Em mais um ato de composição de sua equipe, o presidente Luiz Carlos Rezende e Santos nomeou, no dia 19, a juíza Daniela Cunha Pereira, da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais de Ibirité, como diretora de Comunicação. Em seguida, foi realizada uma reunião com a equipe de comunicação, oportunidade em que a nova diretora pôde conhecer os integrantes do departamento, e da qual também participou o professor Plauto Cardoso e o ouvidor da Associação, Auro Aparecido. “A comunicação da Amagis trabalhará sobre três pilares principais, que são o conteúdo institucional das ações da Amagis, os temas de serviço aos associados, como questões ligadas à carreira, e a comunicação voltada aos temas da Escola da Magistratura que iremos criar”, antecipou Luiz Carlos.
Presidente do TJMMG e desembargador visitam Amagis
O presidente da Amagis recebeu, no dia 18, a visita do presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), desembargador Fernando José Armando Ribeiro, e do desembargador Franklin Higino Caldeira Filho. A visita institucional reforçou a parceria entre as instituições, além da discussão de projetos culturais.
Diretoria de Esportes define estratégias de atuação na 1ª reunião
A juíza Cláudia Helena Batista foi nomeada diretora de Esportes Especializados; o juiz Thiago Grazziane Gandra será o diretor de Esportes e o desembargador Glauco Soares Fernandes foi designado diretor de Futebol. A nomeação deles foi feita pelo presidente Luiz Carlos Rezende e Santos no dia 18. Também participou do encontro o vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Amagis, desembargador Maurício Pinto Ferreira.
No encontro, foi discutida a elaboração do calendário esportivo da Amagis para incentivar a integração e a participação dos associados em práticas esportivas. Além disso, foi aprovada a realização de nova pesquisa com os associados para identificar as modalidades esportivas praticadas por eles e que poderão ser promovidas pela Associação.
Diretoria se reúne para avaliar gestão das colônias de férias
Com o objetivo de aprimorar a gestão das colônias, a Amagis quer ouvir os associados, suas opiniões, impressões e sugestões. “Esse retorno dos associados é fundamental para o nosso trabalho e nos ajudará a continuar fazendo uma Amagis melhor para todos”, disse o presidente Luiz Carlos Rezende e Santos na reunião da Diretoria realizada no dia 17. Foi criado ainda canal de escuta e acolhimento por meio da Ouvidoria pelo e-mail ouvidoriadaamagis@amagis.com.br. Caso tenha se hospedado nas colônias recentemente e queira enviar fotos, pode fazê-lo também pelo WhatsApp (31) 99881-4367
Amagis divulga notas públicas refutando campanhas caluniosas contra a Magistratura
Por três vezes neste mês, o presidente da Amagis divulgou notas nos dias 10, 11 e 17, em defesa da Magistratura e para rebater e refutar manifestações equivocadas, fake News e campanha sistemáticas contra a Magistratura e seus direitos. “Desconhecem e distorcem nossos direitos previstos nas leis e na Constituição. Essas manifestações contra a Magistratura partem, em sua maioria, de rede de fake News e, principalmente, de campanhas caluniosas sistemáticas contra uma Classe que atua, rigorosa e permanentemente, dentro da leis e da Constituição”, pontuou o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos. De acordo com ele, o país vive uma crise moral e de caráter, protagonizada por aqueles que recorrem a atitudes antidemocráticas cujo único objetivo é enfraquecer as instituições e o Estado de Direito. “A Amagis está atenta e vigilante, para, no momento certo e adequado, tomar as providências cabíveis”, adiantou o magistrado, que ainda rejeitou o achatamento salarial da classe e criticou a tentativa de quebra da isonomia por parte do Governo federal.
Amagis cria Coordenadoria Amagis Mulher e nomeia integrantes
Foi criada, no dia 14, pelo presidente da Amagis, a Coordenadoria Amagis Mulher, implantada como espaço de integração, escuta e apoio às mulheres e para adoção de ações que previnam e combatam a discriminação e a violência, garantindo a igualdade na carreira e fora dela. Foram nomeadas as juízas Roberta Chaves Soares (diretora), Bárbara Lívio, Daniela Cunha Pereira, Juliana Mendes Pedrosa e Solange de Borba Reimberg. No mesmo dia, ainda discutiram a dinâmica de trabalho da nova Coordenadoria e a agenda dos próximos encontros.
Amagis Saúde: alerta sobre aumento de contágio de Covid e Influenza
De acordo com a médica auditora da Amagis Saúde, Maria Alice Mello Chaves, a procura por serviços médicos de urgência (pronto-socorro) e de testagem está elevada em toda a rede hospitalar, pública e privada, o que pode levar à demora no atendimento, da mesma forma que as teleconsultas também estão com alta demanda. Caso esteja com algum dos sintomas (nos critérios para indicação de exames), procure preferencialmente atendimento on-line para evitar locais com grande acúmulo de pessoas. Mantenha distanciamento, use máscaras e álcool em gel. Destacamos que a melhor máscara para evitar contaminação é a N95. Para outras máscaras, a troca deverá acontecer a cada 2 horas.
Participe da campanha de doações a atingidos pelas chuvas
A campanha da Amagis para arrecadar doações para os atingidos pelas chuvas em Minas foi iniciada no dia 9 de janeiro. A Associação está recebendo doações de valores em conta bancária ou de roupas e alimentos não perecíveis, que podem ser entregues na sede da Associação (rua Albita, 194, Cruzeiro, em BH). Os interessados podem doar ainda por meio de transferência bancárias, depósito ou pix. Veja dados no site da Associação.
Amagis manifesta solidariedade a familiares e vítimas de tragédias em Minas
Além de lançar de campanha de ajuda aos atingidos, no dia 9, a Amagis manifestou, no dia 8, integral solidariedade aos familiares e vítimas das tragédias que ocorreram em Nova Lima (Grande BH), Capitólio (Oeste mineiro) e em outras cidades em função das fortes chuvas e colocou-se à disposição dos órgãos públicos envolvidos no socorro e apoio.
Nova Diretoria da AMMP visita Amagis
Para reforçar a parceria entre as duas entidades, a presidente da Associação Mineira do Ministério Público, promotora Larissa Rodrigues Amaral, e a 1ª vice-presidente da AMMP, Luz Maria Romanelli de Castro, visitaram a Amagis, no dia 12. O presidente da Amagis estava acompanhado da vice-presidente Administrativa da Associação, juíza Rosimere do Couto, do vice-presidente de Saúde, juiz Jair Francisco dos Santos, e do juiz Marcelo Augusto Lucas Pereira.
Criada a Coordenadoria de Aposentados e Pensionistas
Após a criação dessa Coordenadoria, no dia 10, foram nomeados também pelo presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, todos seus integrantes. Será composta pelo desembargador José Antonino Baía Borges, pelas juízas Marli Maria Braga e Selma Maria de Oliveira Toledo e pelo juiz Cláudio Figueiredo. A Coordenadoria vai atuar em defesa da aprovação de projetos prioritários aos aposentados e pensionistas, como a parcela indenizatória do VTM (Valorização por Tempo na Magistratura), a defesa da paridade e integralidade, independentemente da data de ingresso e de aposentadoria, aprovação da PEC 555/06, que desonera aposentados e pensionistas, e formação de rede de apoio mútuo e auxílio institucional em temas como administração de bens e aquisição do benefício previdenciário. Ficou definida também a criação de um canal no site da Associação, para troca de informações sobre aposentados e pensionistas.
Amagis rechaça achatamento e quebra de isonomia pelo Governo Federal
Como havia se manifestado no último dia 3 de janeiro, durante a posse, o novo presidente da Amagis, Luiz Carlos, reafirmou, em nota pública, no dia 10, sua indignação ao se unir à AMB em protesto à decisão do Governo Federal de escolher, em ano eleitoral, só uma carreira para conceder reposição pela defasagem inflacionária. “Enquanto isso, a Magistratura amarga injustificavelmente a defasagem de 45% de seus subsídios, frente à ausência de correção há seis anos. Isso representa a redução em quase a metade da condição anterior de cada juiz, frente à corrosão inflacionária”, manifestou, alertando à sociedade para os riscos dessa desvalorização. “Por meio de nossa Coordenadoria para Assuntos Legislativos e Remuneratórios, estaremos ao lado da AMB, bem como das demais Associações Estaduais, para que essa defasagem remuneratória definitivamente acabe”, pontuou.
Amagis cria Ouvidoria e nomeia ouvidor
Implementando mais uma das metas da atual gestão, o presidente Luiz Carlos Rezende e Santos criou, no dia 7, a Ouvidoria da Amagis e nomeou o juiz Auro Aparecido Maia de Andrade para o cargo de ouvidor. O objetivo da Ouvidoria é promover o acolhimento do associado e sua escuta ativa, fortalecendo o canal de comunicação e a construção de confiança e colaboração entre os associados e a Amagis. A Ouvidoria receberá sugestões, elogios ou críticas pelo e-mail: ouvidoriadaamagis@amagis.com.br, ou (31) 3079-3499 e também pelo link direto do site da Amagis.
Criada a Coordenadoria de Assuntos Legislativos e Remuneratórios
Foram nomeados pelo presidente da Amagis, no dia 6, os integrantes da recém-criada Coordenadoria de Assuntos Legislativos e Remuneratórios da Amagis, criada no mesmo dia. Ela será formada pela juíza Mônica Silveira Vieira e pelos juízes Edmundo José Lavinas Jardim, Fábio Torres de Souza, Juarez Morais de Azevedo e Lauro Vinicius Nobre de Abrante. A Coordenadoria terá como atribuição acompanhar projetos de lei, resoluções, portarias e demais procedimentos de interesse da Magistratura no âmbito do Judiciário, Legislativo e Executivo.
Juiz Luiz Carlos Rezende toma posse como presidente da Amagis
Em solenidade, no dia 3, o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos tomou posse no cargo de presidente da Amagis e Amagis Saúde. Também tomaram posse os membros da Diretoria Executiva, que irá dirigir a Associação no próximo triênio, além dos integrantes do Conselho Deliberativo e do Conselho Gestor de Saúde. A solenidade, que teve transmissão ao vivo pelo canal da Amagis no Youtube, contou com a presença de autoridades, familiares e amigos dos empossados. “Levamos a certeza de que não há realizações, em qualquer âmbito, que se construam singularmente. Não há conquista solitária, como não existem projetos sem sonhos”, afirmou Luiz Carlos em seu discurso de apelo pela unidade.
Luiz Carlos Rezende participa de posse da nova diretoria da AMMP
Na condição de presidente eleito, o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos participou, no dia 3, horas antes de sua posse, da solenidade de posse administrativa da nova diretoria da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP).