posse-amb

Cerca de 500 pessoas participaram na noite desta quinta-feira (15), em Brasília, da cerimônia de posse da nova diretoria da AMB, presidida pelo juiz Jayme de Oliveira e integrada por 22 magistrados mineiros, para o próximo triênio (2017/2019). Autoridades dos três Poderes, presidente de Associações, entre eles o da Amagis, desembargador Maurício Soares, magistrados e familiares prestigiaram o evento.

Jayme de Oliveira reconheceu as dificuldades da atual realidade brasileira e destacou o papel do Judiciário em favor da prudência, do equilíbrio e da serenidade. Ainda assim, renovou a meta de ampliar a interlocução com o Legislativo e o Executivo e resgatar a vocação da AMB em defesa da valorização da magistratura.

“Quero dizer aos magistrados do Brasil: lutaremos dia e noite para transmitir a todos a necessária tranquilidade para trabalhar, paz de espírito para julgar, tempo para conviver com suas famílias e garantir um futuro digno aos nossos aposentados, aos juízes de hoje e às gerações futuras”, pontuou o novo presidente da AMB em um rápido e objetivo discurso. Jayme de Oliveira é natural de Monte Aprazível (SP), tem 51 anos, é juiz da 13ª Vara da Fazenda Pública (SP), e é ex-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) por dois mandatos.

posse-amb_2

Um dos vice-presidentes da AMB, o desembargador Nelson Missias de Morais, do TJMG, defendeu intenso diálogo com a sociedade e com os três Poderes. “Por ser um poder originalmente técnico, o Judiciário é muito visado, mas o que está acontecendo é a falta de diálogo, porque a sociedade precisa de um Judiciário independente e da liberdade de julgar para estabelecer o equilíbrio entre o fraco e forte”, argumentou.

O presidente Maurício Soares manifestou expectativas otimistas com a nova gestão diante da firmeza e convicções exibidas pelo novo presidente em seu discurso. “O caminho do diálogo é o mais adequado em momentos de crises como esse. É fundamental garantir a unidade da Magistratura e defender seus direitos e garantias e, depois, buscar novas conquistas”, observou.

posse-amb_3

Participaram ainda os ministros do STF, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski; o corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha (STJ), o ministro da Justiça, Alexandre de Morais, a senadora Ana Amélia (PP/RS), a vice-corregedora de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargadora Mariângela Meyer, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Paulo Dimas; o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Mário Machado Vieira Netto; o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, e o desembargador do TJDFT, Roberval Casemiro Belinati, que presidiu a Comissão Eleitoral Geral da AMB.

com ricardo

Dos mineiros eleitos, estiveram presentes os magistrados Nelson Missias de Morais, Miriam Vaz Chagas, Marcelo Piragibe, Aldina de Carvalho Soares, Caetano Levi Lopes, Jayme Silvestre Corrêa Camargo, Rosimere Graças do Couto, Fabiana da Cunha Pasqua, Valéria da Silva Rodrigues, Wanderley Salgado de Paiva e Thiago Grazziane Gandra.

Veja aqui todos os mineiros eleitos e os respectivos cargos