O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, recebeu nesta segunda-feira, 21, representantes do Programa Novos Rumos e da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do TJMG. Estiveram presentes da Associação o desembargador Antônio Armando dos Anjos, coordenador do segmento das Apacs no Programa Novos Rumos, e os coordenadores e assessores do Novos Rumos Eduarda Rezende, Ana Clara Saraiva e Cristina Salete; o juiz auxiliar da 2ª vice-presidência, Murilo Silvio de Abreu, pela Ejef, e sua equipe de coordenadores e assessores Thelma Regina, Valéria Viana e Lorena Assunção, e o assessor da presidência da Amagis, Thiago Almeida. Luiz Carlos Rezende é também diretor executivo do Programa Novos Rumos e presidente do Conselho de Administração da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).
O encontro aconteceu no âmbito do trabalho de identificação e desenvolvimento das ações de interesse da Magistratura juntamente com órgão tão importantes do Judiciário mineiro como o Novos Rumos e a Escola Judicial.
*Novos Rumos
O Programa Novos Rumos possui uma atuação inovadora na área de Execução Penal, com ações em favor da humanização no cumprimento das penas privativas de liberdade, da reinserção e justiça social. Além disso, o Programa presta apoio institucional ao Método Apac, especialmente na mobilização de juízes e da sociedade civil para o bom funcionamento e a expansão das Apacs no estado de Minas Gerais. Congresso das Apacs
Um dos assuntos discutidos na reunião foi a realização do 9º Congresso das Apacs, que acontecerá de 22 a 25 de junho de 2022, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, celebrando os 50 anos da aplicação da metodologia. Os juízes cujas comarcas contam com Apac em funcionamento ou em implantação serão convocados pela escola Judicial para participação no Congresso, não havendo necessidade de inscrição. Os demais juízes e juízas poderão se inscrever aqui, até o dia 31 de março.
São esperadas mais de 500 pessoas no Congresso, que debaterá, entre outros temas, a metodologia Apac como política pública; a implantação de novas práticas de gestão nas Apacs; os novos paradigmas do trabalho prisional; e diretrizes da FBAC para as Apacs em implantação. Veja a programação completa do Congresso das Apacs no link: https://fbac.org.br/congresso/