O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, acompanhado do vice-presidente Financeiro da Associação, desembargador Alberto Diniz, reuniu-se na tarde desta quinta-feira, 6, com os juízes da Comarca de São Lourenço, no Sul de Minas, para tratar de questões como a da segurança no Fórum, além de informar aos magistrados sobre a atuação da Amagis em Brasília para impedir que projetos possam atingir a classe, entre eles a PEC 287, da Reforma da Previdência, e o PLS 280, do abuso de autoridade.

encorsaolourencoO presidente da Amagis esteve no dia 29 de abril, em São Lourenço, para prestar apoio e solidariedade aos juízes da Comarca, após atentado ocorrido no dia 27 do mesmo mês, quando o fórum da cidade foi atingido por cinco tiros. Nesta quarta-feira, 5 de abril, três homens foram detidos por suspeita de envolvimento no ataque ao Fórum Mário Mascarenhas de Oliveira (em São Lourenço).

O juiz Fábio Garcia Macedo, diretor da Seccional da Amagis em São Lourenço, valorizou, durante o 21º Encor, o apoio da Amagis e agradeceu ao presidente Maurício Soares por toda a iniciativa em solucionar o caso, que, segundo ele, foi direcionado contra a instituição do Poder Judiciário.

O diretor do Foro da Comarca, juiz Fernando Junqueira, também agradeceu ao desembargador Maurício Soares pela ajuda prestada no episódio, tendo apoiado pessoalmente os juízes da comarca.

Participaram ainda do encontro, o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Geraldo Augusto, o desembargador Carlos Perpétuo Braga e o juiz Bruno Teixeira Lino.

21º Encor

Realizado em São Lourenço, o 21º Encontro da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais (Encor) - uma realização do TJMG, por meio da CGJ, e da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), com o apoio da Amagis - reuniu magistrados de 80 comarcas.

encorsaolourenco2

O Corregedor-Geral de Justiça, desembargador André Leite Praça, destacou que o foco desse encontro é o de promover o planejamento estratégico da unidade judiciária, buscando conscientizar aos magistrados de que o juiz gestor é aquele que vai além dos despachos e sentenças. De acordo com ele, o juiz gestor gerencia também pessoas e recursos, buscando ser proativo, preenchendo as lacunas que a própria instituição possui e trabalhando onde estão os gargalos.

encorsaolourenco3

O 2º vice-presidente do TJMG e superintende da Ejef, desembargador Wagner Wilson, manifestou a satisfação da Escola em contribuir com o encontro pelo aprimoramento da Justiça de 1ª instância e afirmou também que os juízes são os gestores dos processos, dos recursos e das pessoas, além de lidarem com os vários desafios das comarcas que exigem da Magistratura disposição e criatividade.

encorsaolourenc4

O presidente da Amagis disse que estes encontros são de grande importância para a Associação transmitir suas ações e que é uma oportunidade escutar as sugestões dos juízes das comarcas. Além disso, Maurício Soares afirmou que a Amagis está empenhada em defender os interesses da classe nos projetos que tramitam no Congresso Nacional, juntamente com outras instituições de magistrados do país.

O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto, representando o presidente do Tribunal, desembargador Herbert Carneiro, disse que todos os magistrados têm uma grande responsabilidade no Poder Judiciário, com o mesmo objetivo, o da aplicação do bem comum, onde as decisões dos juízes atingem a todos.

saolourenco4

Além disso, o desembargador Geraldo Augusto leu uma carta de saudação enviada pelo presidente do TJMG, destacando que a realização do Encor é uma iniciativa acertada e proveitosa de aprimoramento da Justiça em prol da sociedade e que o momento na Magistratura exige habilidade e criatividade na gestão pública e, em cada comarca, pelos juízes.

encorsaolourenc5

O juiz Marcos Bessa, da Comarca de Camanducaia, avaliou que o Encor é sempre importante para harmonizar os entendimentos e iniciativas entre magistrados. O juiz Ricardo Alves Cavalcante, da Comarca de Extrema, se disse um entusiasta desses cursos por aprimorar a prestação jurisdicional, além de enriquecer com a troca de experiências.

encorsaolourenco6

saolourenco6