O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, participou nesta segunda-feira, 19, de reunião virtual com a presidente da AMB, Renata Gil. A reunião contou com a participação de 504 magistrados mineiros de várias regiões do Estado de Minas Gerais.
Na abertura do encontro, a presidente Renata Gil agradeceu ao convite para a participação e cumprimentou a todos na pessoa do desembargador Alberto Diniz, destacando que a Amagis, através de seu presidente, tem mantido sempre um diálogo aberto e franco com a AMB. Renata Gil parabenizou os magistrados mineiros pela realização do encontro, segundo ela, a maior reunião virtual de juízes da qual já participou.
Diversos assuntos foram debatidos entre os magistrados, como a recomendação nº 75 do CNJ, de setembro de 2020, que entre outras providências, recomenda aos tribunais de Justiça que regulamentem o direito de seus magistrados à compensação por assunção de acervo processual.
Em setembro, o presidente da Amagis esteve reunido com o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, quando trataram deste assunto. Na ocasião, Alberto Diniz entregou ao presidente do Tribunal ofício da Amagis com duas propostas de minutas, elaboradas por juízes mineiros, para a regulamentação da compensação por assunção de acervo processual, conforme a recomendação 75. (Leia mais aqui) . No mesmo mês, Alberto Diniz também realizou reunião virtual com juízes para tratar do tema, quando a Amagis abriu canal para recebimento de sugestões, por parte dos juízes, para a regulamentação da recomendação do CNJ.
Para o presidente da Amagis, a recomendação é de suma importância principalmente para a manutenção da valorização da magistratura.