Na ocasião, os magistrados debateram assuntos de interesse comum, entre eles a necessidade de um novo Estatuto da Magistratura. O Ano Temático 2010 e o debate que acontecerá na Amagis no próximo dia 20 de agosto também foram assunto do encontro.
O juiz Bruno Terra destacou a importância da união da classe e da boa relação entre as instituições. “Foi um grande prazer receber o presidente da Amatra, um colega extremamente sensível à causa da magistratura. A mobilização da classe é muito importante para as grandes questões que se avizinham e que darão os contornos do Poder Judiciário para o restante das nossas carreiras e para a cidadania no decorrer do século XXI”, afirmou.
Para o juiz João Bosco Barcelos, encontros desta natureza são importantes “para estreitar as relações nas questões de interesse comum, que não são poucas. Falamos hoje sobre a possibilidade de atuarmos em conjunto”, disse ele concluindo que “precisamos nos unir e discutir juntos questões de interesse a benefício de toda magistratura que, em última análise, é una”, disse.