amb-amagis-site.jpgO Presidente da AMB, Nelson Calandra, reuniu-se na tarde desta segunda-feira (21), em Belo Horizonte, com o Presidente em exercício da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Herbert Carneiro, para discutir a realização Congresso da União Internacional de Magistrados (UIM), na Capital mineira, no início do segundo semestre do ano que vem. Após o encontro, acompanhados pelo Secretário-geral da AMB, Nelson Missias de Morais, eles foram recebidos, pelo Vice-Governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, na Cidade Administrativa (sede do Governo estadual), para comunicar-lhe sobre o evento e pedir apoio a sua realização.

Durante o encontro, o Presidente Calandra destacou as razões da escolha de Minas para a realização do encontro internacional de Juízes pela entidade que reúne 178 Países, após intenso trabalho da AMB junto às lideranças mundiais de Magistrados. “Foi uma visita de cortesia muito importante, e o Vice-Governador manifestou interesse de nos apoiar”, disse Calandra, adiantando que haverá novo encontro para formalizar a parceria na realização do Congresso.

“A realização do encontro no Brasil representa o coroamento de uma política de integração e de coerência da Magistratura desenvolvida pela AMB em defesa da independência dos Juízes, onde quer que estejam, no Brasil ou no exterior. Representa também uma homenagem a uma das melhores Magistraturas do País, que é a mineira, exemplo de competência e probidade”, exaltou Nelson Calandra, que teve a iniciativa de apresentar a candidatura do Brasil para o evento.

De acordo com o Presidente em exercício da Amagis, Herbert Carneiro, Minas e a Amagis receberam, com muita satisfação, a decisão da AMB de realizar o Congresso internacional em Belo Horizonte em reconhecimento à importância da Magistratura mineira. “Além de destacar e enaltecer a Magistratura mineira, o encontro será uma oportunidade ímpar para discutir os grandes temas da Magistratura nacional e mundial, tendo sempre, como eixo, a independência de julgar e a autonomia dos Juízes.
Esse intercâmbio de experiências fortalece a Amagis e a Magistratura mineira”, destacou Herbert Carneiro, ao reconhecer ainda o papel histórico de vanguarda do Estado.

Segundo Herbert Carneiro, o Governo de Minas manifestou grande interesse pelo evento. “Não havia como ser diferente, porque o Governo de Minas sempre reconheceu e valorizou o papel dos Juízes do Estado. O Vice-Governador Alberto Pinto Coelho sempre foi nosso parceiro na construção democrática de um Judiciário forte, independente e autônomo”.

O Secretário-geral da AMB, Nelson Missias de Morais, avaliou que a escolha de Minas confirma o acerto dos rumos da Magistratura mineira.
"A vinda do Congresso internacional da UIM é uma demonstração clara de que a Magistratura mineira está no rumo certo e amadurecida para discutir os grandes temas da Magistratura e do Judiciário brasileiros e do mundo".

A realização do Congresso da UIM foi uma gestão da AMB durante a 61ª Assembleia da Federação Latino-Americana de Magistrados (Flam), realizada no mês passado, em Porto Rico. O Presidente Calandra fez intenso trabalho junto aos demais líderes internacionais da Magistratura, para que o Brasil pudesse sediar evento dessa grandeza.
A Direção da UIM já comunicou a aprovação da realização do evento em ofício dirigido à AMB, apontando ainda os procedimentos necessários ao sucesso do Congresso.

A União Internacional da Magistratura (UIM) é uma entidade que reúne quase duas centenas de Países e seu Congresso, realizado anualmente, tem o objetivo de discutir os problemas e o futuro do Poder Judiciário no mundo. Neste ano de 2012, o encontro ocorrerá em Washington, EUA, em novembro.

Foto: Wellington Pedro/Secom/MG

Fonte: AMB