O X Congresso de Pensionistas da Magistratura, que está sendo realizado em Belo Horizonte, teve hoje, 20, seu segundo dia e contou com a presença do presidente da AMB, juiz João Ricardo Costa. Antes do início das palestras do dia, o magistrado saudou todos os presentes, em nome da diretora de Pensionistas da AMB, Eneida Barbosa, e da diretora de Pensionistas da Amagis, Marlene Fernandes.

Congresso20-5

João Ricardo destacou a importância da realização do Congresso que, segundo ele, fortalece a unidade e a valorização da magistratura, uma das bandeiras de sua gestão. “O principal é mantermos sempre a unidade da magistratura, juntamente com os presidentes das associações estaduais, como o atuante desembargador Herbert Carneiro, presidente da Amagis. Esse movimento fortalece o Poder Judiciário”, afirmou o presidente da AMB. De acordo com ele, todo esse trabalho de unidade e fortalecimento é bastante útil porque faz com que a AMB e as associações de magistrados consigam resistir, fortalecidas, a essa onda de retrocessos pela qual passa o país.

Em seguida, o presidente da AMB fez uma homenagem a Eneida Barbosa, entregando a ela uma placa de agradecimento por todo seu empenho na realização do Congresso das Pensionistas, “dando voz e visibilidade para nossos associados”.

Homenagem

A diretora de Pensionistas da AMB agradeceu o carinho e destacou que a presença do presidente da Associação é muito significativa. “Se estamos aqui hoje devemos ao senhor e à sua diretoria por terem efetivado a realização desse Congresso, que vem valorizar e consolidar ainda mais o Departamento de Pensionistas”, disse.

plateia

Além do presidente da AMB, também compareceram ao Congresso o vice-presidente Institucional da AMB, juiz Sérgio Junkes; e o corregedor do TJMMG, juiz Fernando José Armando Ribeiro.

A primeira palestra da noite foi do oftalmologista Cléber Godinho, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato. Ele falou sobre o "Olho e o Tempo", e destacou a saúde ocular.

Em seguida, o professor, biólogo e filósofo Júlio Cezar Maria Machado proferiu palestra com o tema “É preciso saber viver – mais qualidade, menos stress”.

Promovido pela AMB em parceria com a Amagis, o Congresso tem o objetivo de reunir as pensionistas da magistratura de todo o país para debater assuntos de seu interesse, promover integração da classe e a troca de informações e experiências desenvolvidas em cada um dos estados e na própria AMB, debatendo novos caminhos em defesa de projetos legislativos.

Ontem, 19, foi realizada a solenidade de abertura do evento que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt, e o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro.

As palestras estão sendo realizadas no Hotel Othon Palace, na capital mineira. Amanhã, 21, as apresentações serão sobre "Planejamento do orçamento familiar", com o advogado Marcelo Barbosa, e sobre "Previdência Pública", com o desembargador Eduardo Uhren, da AMB.

No dia 22, estão previstas palestras sobre a "Diabetes e a resistência à insulina" e "História, moda e comportamento".

Ao final do Congresso será feita a leitura da Carta de Belo Horizonte, com as principais observações e reivindicações das pensionistas de todo o país.