A Presidente da República, Dilma Rousseff, encaminhou ao Senado Federal a indicação do Juiz-Auditor José Barroso Filho como Ministro do Superior Tribunal Militar em vaga destinada à Magistratura de Carreira.

O Magistrado José Barroso Filho é magistrado desde 1992. Goza de ampla admiração e respeito da comunidade jurídica brasileira não apenas por sua atuação como membro do Poder Judiciário, com sólida carreira profissional e acadêmica, mas também pela sua destacada ação social, com objetivos voltados a promoção da cidadania e inclusão social e produtiva.

A sua trajetória profissional registra o exercício dos cargos de Promotor de Justiça, Juiz Estadual, Juiz Eleitoral e Juiz-Auditor, nas cinco regiões do Brasil, aliada à cátedra universitária e à formação específica obtida no Curso de Doutorado em Administração Pública, bem como o exercício das funções de Juiz - Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça e de Juiz – Auxiliar da Presidência do Superior Tribunal Militar.

O Juiz Barroso apresenta a marcante experiência na vida associativa, seja como presidente da associação dos Magistrados da Justiça Militar – AMAJUM, seja como integrante da FRENTAS – entidade que congrega as associações de magistrados e membros do Ministério Público da União (tendo sido seu coordenador em 2010) e da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB.

Outro ponto de destaque é a sua atuação no campo social, destacando o projeto “Centros Integrados de Desenvolvimento Regional”, de igual forma, a sua atividade como integrante do Projeto Rondon, do Grupo de Trabalho Araguaia e do Grupo Especial de Fiscalização Móvel no combate ao trabalho escravo.

*Com informações do STM