O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, foi homenageado, na tarde desta sexta-feira, 13, pelo Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), com o Colar do Mérito Judiciário Militar, por sua efetiva contribuição à Justiça e à sociedade brasileira. O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro; o presidente da AMB, juiz João Ricardo Costa; o Corregedor-Geral de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Antônio Sérvulo; o presidente do TJSP, desembargador José Roberto Nalini, estiveram presente na solenidade assim como outras autoridades.
Durante a solenidade, Ricardo Lewandowski destacou a importância da Justiça Militar no país: "A Justiça Militar é uma forma ainda mais de garantir os direitos dos cidadãos e competente para julgar esse ramo específico da Justiça de forma célere e de qualidade", disse.
O juiz Cel. Rúbio Paulino Coelho, ex-presidente do TJMMG, falou em nome do Tribunal e disse que era uma honra receber o presidente do STF e CNJ na casa.
Trajetória
O Ministro Enrique Ricardo Lewandowski é presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. Ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, de abril de 2010 a abril de 2012, foi, anteriormente, juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP). O ministro é formado em Ciências Políticas e Sociais e em Direito.
Sobre o Colar
O Colar do Mérito Judiciário Militar, a mais alta comenda da instituição, destina-se a agraciar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras e magistrados, que tenham prestado relevantes serviços à Justiça Militar estadual, ou que dela se tenham tornado credores de homenagem especial.