Os presidentes das Supremas Cortes de doze países se reúnem em Isla Margarita, na Venezuela, para debater o aperfeiçoamento da cooperação internacional entre os judiciários. Representando o Brasil, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, participa da III Cumbre de Presidentes dos Poderes Judiciários da União de Nações Sul-americanas (Unasur), que teve início nesta quarta-feira e encerra-se amanhã, dia 3.

Os debates dos magistrados irão focar, principalmente, os caminhos para a execução de sentenças estrangeiras e cartas rogatórias. Nestes processos, uma decisão judicial tomada em determinado país busca efetividade em outro. Também serão discutidos o combate ao crime organizado internacional e a lavagem de dinheiro.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, entusiasta da integração sul-americana, esteve na abertura do encontro. Além do Brasil, participam da Cumbre a Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai. A Unasur é uma união supranacional e intergovernamental, que reúne os países do Mercosul e da União Andina.

Fonte: STJ