O novo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herbert Carneiro, foi apresentado oficialmente a representantes da advocacia mineira nesta manhã de sexta-feira, 8 de julho, durante o Colégio de Presidentes das Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Minas Gerais (OAB/MG). O evento aconteceu na sede da entidade, na capital.
Foto: Marcelo Albert
“A minha presença e a minha fala aqui hoje são no sentido de demonstrar que tenho interesse pessoal – e falo também em nome da nova mesa diretiva do Tribunal – em ter uma interlocução a mais profunda e positiva possível com a OAB/MG”, afirmou o presidente, ao dirigir a palavra aos representantes da advocacia mineira. O evento foi conduzido pelo presidente da OAB/MG, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, e reuniu presidentes de cerca de 200 subseções de diferentes regiões de Minas Gerais.
O presidente falou sobre as propostas de trabalho que fez aos desembargadores do TJMG, durante o processo eleitoral que o conduziu à Presidência. “São propostas que têm alcance não só para os magistrados e servidores, mas também para a OAB, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a sociedade civil como um todo”, disse o desembargador Herbert Carneiro, explicando que pautará sua gestão em três pilares: diálogo, compromisso e trabalho.
Destacando sua disposição total ao diálogo, não só com magistrados e servidores, mas também com aqueles que participam com o TJMG da administração da Justiça, com destaque para a Ordem mineira, o presidente do TJMG declarou: “Somos todos partícipes do mesmo sistema de justiça. Sabemos todos das dificuldades, das aspirações, das necessidades, dos anseios, das frustações e, fundamentalmente, da Justiça que queremos para Minas Gerais. O que nos une, em um primeiro momento, é a disposição franca, aberta e transparente para o diálogo”.
Parceria com a OAB
O presidente do TJMG contou que fez 55 propostas de trabalho específicas para o desenvolvimento de sua gestão. Nessa agenda, destacou o interesse do TJMG em estar cada vez mais próximo da Ordem dos Advogados. “Estamos implantando o Processo Judicial eletrônico (PJe). Não há como o Tribunal avançar nesse sistema se não contar com a parceria da OAB”, exemplificou.
Acrescentou que várias políticas desenvolvidas pelo Tribunal mineiro, como a mediação e o Programa de Apoio Emergencial às Comarcas (PAE), entre outras iniciativas, dependem, para seu desenvolvimento, da parceria com a Ordem dos Advogados. O presidente do TJMG explicou aos advogados as dificuldades orçamentárias vivenciadas na atualidade pelo Judiciário mineiro, em função da atual crise econômica no País. Destacou o problema específico pelo qual passa Minas Gerais, o fato de a economia do estado depender do setor minerário, que vive momento de crise.
“Mas, a despeito de toda a crise, que unamos nossas forças para vencer os desafios. O espírito que nos une é o da promoção da justiça, da paz social e da cidadania mineira, em especial. Essa é a minha primeira mensagem aos senhores advogados. Aproveito ainda a oportunidade para agradecer o honroso convite para estar aqui. Coloco o Tribunal de Justiça integralmente à disposição da Ordem dos Advogados para tratar de todos os assuntos que digam respeito ao sistema de justiça”, finalizou.
Na oportunidade, o desembargador Júlio Bernardo do Carmo, presidente do Tribunal Regional do Trabalho-3ª Região (TRT-3ª Região), também foi apresentado oficialmente aos representantes dos advogados mineiros. “Agradeço a oportunidade de conhecer de perto os presidentes das subseções e afirmo que procurarei sempre manter relação amistosa e respeitosa com os advogados, cônscios que somos do papel social da advocacia. Nosso ideal é o mesmo ideal e compartilhamos o mesmo sonho de uma tutela jurisdicional célere, justa e eficaz”, observou.
O presidente da OAB-Minas, Fabrício Gonçalves, agradeceu a presença dos presidentes do TJMG e do TRT-3ª Região no evento, garantindo que manterá diálogo aberto com o Judiciário. “Essas presenças revelam o respeito dos tribunais pela nossa classe e foi uma oportunidade de termos um panorama da Justiça Comum e da Justiça do Trabalho”, afirmou, acrescentando: “Esta reunião marca também o aprofundamento do diálogo da advocacia com a magistratura”.
Mesa de honra
Compuseram ainda a mesa de honra as seguintes autoridades: a vice-presidente da OAB/MG, Helena Delamonica; o secretário-geral da OAB/MG, Gustavo Oliveira Chalfun; o diretor institucional adjunto da OAB/MG, Fabricio Souza Almeida; a presidente da subseção da OAB em Uberlândia, Ângela Botelho; a presidente da subseção da OAB em João Pinheiro, Érica Rosa; a diretora da Escola Superior de Advocacia (ESA), Silvana Lobo; e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MG), Sérgio Murilo Diniz Braga.
Fonte: TJMG