O desembargador Nelson Missias de Morais completou um ano à frente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Nesta quarta-feira, 3 de julho, o magistrado recebeu homenagem dos colegas pela data e em reconhecimento ao trabalho desenvolvido nesse período. Nelson Missias assumiu a Presidência do TJ mineiro no dia 29 de junho de 2018.

O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, ressaltou a dedicação e o talento com os quais Nelson Missias vem administrando o Tribunal, especialmente neste período pelo qual passam o País e o Estado de Minas Gerais.

“Nelson Missias, além de um magistrado vocacionado, é um grande líder da Magistratura e tem conduzido o TJMG com firmeza e com as melhores práticas de gestão, o que tem permitido o funcionamento normal do Judiciário mineiro e a continuidade do atendimento à população, mesmo em um momento tormentoso pela qual atravessam Minas e o Brasil”, disse o presidente da Amagis.




Desembargadores Alberto Diniz, Nelson Missias, Gilson Lemes e Octavio Boccalini



O desembargador Alberto Diniz enalteceu ainda a dedicação do presidente do TJMG à primeira instância, em especial com reforma e construção de novos fóruns de modo a atender de maneira mais adequada magistrados, advogados, membros do Ministério Público, servidores e a população que procura a Justiça.

Entre as principais iniciativas desse primeiro ano de gestão estão as construções de novos fóruns no interior (há mais de 40 com obras em andamento), a aceleração da implantação do Pje e a criação do Programa “Pontualidade”, que está levando a jurisdição remota às comarcas que ainda estão sem juízes titulares.

O presidente da Amagis fez questão de destacar ainda o trabalho profícuo que vem sendo desenvolvido por todos os magistrados que tomaram posse com o desembargador Nelson Missias há um ano: o desembargador Afrânio Vilela, 1º vice-presidente; a desembargadora Áurea Brasil, 2ª vice-presidente da Ejef; a desembargadora Mariângela Meyer, 3ª vice-presidente; o desembargador Saldanha da Fonseca, corregedor-geral de justiça; e o desembargador Corrêa Camargo, vice-corregedor-geral de justiça.

Placa

O presidente do TJMG recebeu dos colegas uma placa em homenagem ao primeiro ano de gestão, com os seguintes dizeres: “Caro Nelson. Inspirados em Cora Coralina, afirmamos que, sob sua liderança, mais uma vez demonstrada ao longo deste ano, continuaremos ‘a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores’. - Amigos e colegas do TJMG – Julho de 2019 – Um ano de gestão compartilhada”.

Vida dedicada à Justiça

Nelson Missias é natural de João Pinheiro, mas sua criação aconteceu em grande parte na cidade de Patos de Minas. Formou-se pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas. É pós-graduado em direito penal e processual penal pela Faculdade Vale do Rio Doce/Universidade Gama Filho, especialista em direito penal e processual penal pela Ejef e tem licenciatura plena em graduação de professores, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

Como magistrado, atuou nas Comarcas de Açucena, Mantena, Governador Valadares e Belo Horizonte. É desembargador do TJMG desde 26 de abril de 2010. Atuou como professor de direito penal e processual penal do Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos da Ejef. Também foi professor em outras instituições de ensino, como a Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale). No associativismo, é vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da qual também foi secretário-geral de 2011 a 2013. Presidiu a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) no triênio 2007-2009.