O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, juízes convidados e membros do Comitê Executivo do TJMG participaram, nesta quarta-feira, 18 de março, de videoconferência com o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Rubens Curado, para tratar das ações do “Projeto de Diagnóstico e Fortalecimento dos Judiciários”.

RenataCaldeira

Na abertura da videoconferência, o conselheiro Rubens Curado, coordenador nacional do projeto, ressaltou o engajamento pessoal do desembargador Pedro Bitencourt Marcondes na iniciativa. Por sua vez, o presidente do TJMG declarou que priorizar esse projeto mostra-se essencial para quem busca uma gestão para resultados. Destacou ainda a importância da realocação de pessoal e do levantamento de custos para corrigir ações e estabelecer metas possíveis.

Em seguida foi abordada a implantação do modelo de recursos humanos no Tribunal de Minas. Belo Horizonte foi escolhida pela Presidência e pela Corregedoria, juntamente com a Direção do Foro, para ser a comarca-piloto. Nesse primeiro momento, estão sendo mapeadas todas as varas cíveis. A partir desse diagnóstico e de elementos concretos, serão sugeridas metas e ações. Nesse sentido, o desembargador Pedro Bitencourt Marcondes enfatizou a importância das ações a serem estruturadas por meio do diálogo.

A previsão é que, em maio, encerrem-se os trabalhos nas varas cíveis de Belo Horizonte, expandindo-se o projeto para a região metropolitana.

Também foram relatados os avanços realizados pelo TJMG na implantação do modelo orçamentário, no que se refere ao controle de despesas com postagem, água e esgoto e telefonia. Informações sobre o levantamento de dados nas comarcas, a metodologia utilizada e atos normativos relacionados também foram apresentados.

Na oportunidade, o presidente Pedro Bitencourt Marcondes falou da importância de realizar diagnósticos a fim de detectar gargalos e êxitos, corrigir falhas e disseminar boas práticas. Tudo isso com o objetivo de garantir que o Judiciário preste um serviço de qualidade à população.

Planejamento

Em novembro último, o “Projeto de Diagnóstico e Fortalecimento dos Judiciários por meio do Conselho Nacional de Justiça” foi apresentado a magistrados e servidores da Casa.

O projeto é realizado pelo CNJ, em parceria com a consultoria Elo Group. A proposta é agrupar unidades judiciárias semelhantes, seja por sua natureza, seja por sua infraestrutura, avaliar, em expedientes de trabalho, boas práticas e processos, conhecer causas de problemas inerentes a possíveis baixas produtividades e, a partir daí, estabelecer metas.

Foto: Renata Caldeira / TJMG
Fonte: TJMG