O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, recebeu, na noite de ontem, 15 de fevereiro, o título de cidadão honorário de Diamantina. O magistrado foi homenageado pelo prefeito da cidade, Juscelino Brasiliano Roque, pelo presidente da Câmara Municipal, Edivan Silva Soares, e por outras autoridades em uma cerimônia realizada na igreja Nossa Senhora do Carmo.
Os juízes Neanderson Martins Ramos e Tiago Ferreira Barbosa – atualmente na comarca de Três Corações e que foi titular em Diamantina – também receberam os títulos de cidadania honorária.
O presidente Nelson Missias de Morais, muito emocionado, disse que o título de cidadão honorário não é apenas um diploma, mas um troféu. O magistrado citou versos atribuídos ao folclore que enaltecem a cidade de Diamantina e nomes ilustres, como o de Mestre Aires (Aires da Mata Machado Filho) e de Juscelino Kubitschek de Oliveira, para registrar sua alegria ao se tornar cidadão honorário de Diamantina e juntar-se a fatos e personalidades marcantes.
O desembargador Nelson Missias de Morais também relembrou a história de Diamantina, desde o século XVI, a partir da fundação do Arraial do Tejuco, em 1713, relembrando que a região experimentou forte crescimento com a descoberta dos diamantes. O magistrado disse que pretende ser um filho fiel de Diamantina e honrar o título que recebeu.
Os títulos concedidos ao presidente Nelson Missias de Morais e aos juízes Neanderson Martins Ramos e Tiago Ferreira Barbosa foram propostos pelo vereador Tarcisio Magno, que é servidor do TJMG.
O juiz Neanderson Martins comentou que o título de cidadania recebido é o reconhecimento de sua dedicação à cidade de Diamantina e ao Poder Judiciário há mais de nove anos. O juiz Tiago Ferreira Barbosa também manifestou sua alegria ao se tornar cidadão honorário de Diamantina.
Leia na íntegra o discurso feito pelo presidente Nelson Missias de Morais.
Fonte: TJMG