O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, inaugurou na manhã desta sexta-feira (11/12) o novo Fórum Desembargador Carlos Ferreira Tinoco, na Comarca de Guaranésia, Sul de Minas, a 430km de Belo Horizonte. 

A edificação possui quase 800 metros quadrados de área construída, amplas salas, sistema de ar condicionado, total acessibilidade e estacionamento. O fórum está localizado na Rua Júlio Tavares, 1.380, Centro de Guaranésia.

NOT-inauguracao-forum-de-guaranesia---DESENLACE-PORTA-DO-FORUM---11.12.2020.jpg

O presidente do TJMG, Gilson Lemes, inaugurou a nova edificação ao lado de autoridades locais

 

Após descerrar a placa de inauguração, o presidente Gilson Lemes disse que o novo fórum representa e reforça a presença da Justiça na cidade. "Trata-se de um momento especial porque é aqui, em Guaranésia, que inauguro um dos primeiros fóruns desta minha gestão como presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, iniciada há cinco meses", afirmou. 

O desembargador Gilson Lemes ressaltou a importância do antigo fórum, construído em 1925. "A antiga edificação tornou-se inadequada para atender à crescente demanda da comunidade por justiça e modernização que os novos tempos exigem. Aqui, refiro-me não apenas ao aspecto tecnológico, mas também à necessidade premente de oferecermos à sociedade edificações acessíveis e sustentáveis", enfatizou.  

 

NOT-inauguracao-forum-de-guaranesia--DESCERRAMENTO-DE-PLACA---11.12.jpg
Solenidade de inauguração foi marcada pelo clima de festividade em razão das modernas instalações

 

O presidente Gilson Lemes lembrou que o Plano de Aceleração de Obras do TJMG prevê a reforma e construção de novos fóruns em Minas Gerais, modernizando a Justiça e melhorando o atendimento ao jurisdicionado. “A entrega deste novo fórum é resultado do firme compromisso do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional de mais qualidade e com ambientes mais adequados e dignos a magistrados, promotores de justiça, advogados, defensores públicos, servidores, colaboradores, estagiários e jurisdicionados”, frisou o presidente. 

Ainda em seu discurso, o presidente agradeceu a todos que contribuíram para a concretização do novo fórum em Guaranésia, como o prefeito Laércio Nogueira, que doou o terreno para o estado; a juíza Cristiane Vieira Tavares Zampar, ex-diretora do foro que iniciou as tratativas com o então presidente do TJMG, Herbert Carneiro; o ex-presidente Nelson Missias de Morais, que em sua gestão esteve atento à necessidade de construção de novos fóruns. 

 

NOT-inauguracao-forum-de-guaranesia--PRESIDENTE-GILSON---11.12.20pg.jpg
Presidente Gilson Lemes agradeceu a todos que colaboraram para concretizar a construção da nova sede da Justiça em Guaranésia

 

O presidente também agradeceu ao desembargador Amauri Pinto Ferreira, que na época da construção era superintendente de Obras do TJMG; ao juiz auxiliar da Presidência Jair Francisco dos Santos e a toda a equipe da Diretoria de Engenharia e Gestão Predial (Dengep) do Tribunal, coordenada pelo diretor Marcelo Junqueira. 

Ao final do discurso, o presidente destacou que a colaboração do atual diretor do foro de Guaranésia, juiz Bruno Moya Raimondo, foi imprescindível para o bom andamento dos trabalhos. Também mencionou o desembargador Carlos Ferreira Tinoco, juiz da Comarca de Guaranésia na década de 1920: “Foi um homem público notável, advogado, político e magistrado, tendo se notabilizado pela integridade, sabedoria e operosidade. Que os valores que pautaram sua vida possam inspirar todos que irão atuar neste fórum”, concluiu o presidente Gilson Lemes. 

Celeridade 

O diretor do foro da Comarca de Guaranésia, juiz Bruno Moya Raimondo, disse que o novo fórum supre definitivamente as deficiências da edificação anterior. "Além de muito bonito, tem total acessibilidade e conforto para servidores, magistrados e para todos que precisam da Justiça. Aqui poderemos desenvolver uma prestação jurisdicional muito mais célere", afirmou o magistrado. 

O prefeito de Guaranésia, Laércio Cintra Nogueira, agradeceu o empenho do TJMG na construção do fórum e anunciou que pretende transferir a Prefeitura para o antigo prédio que abrigava o Judiciário. "É um edifício histórico e que agora deverá ser a nova sede da Prefeitura", observou.

 

NOT-inauguracao-forum-de-guaranesia---DR-DIRETOR-FORO---11.12.2020.jpg
O diretor do foro da Comarca de Guaranésia, juiz Bruno Moya Raimondo, disse que a iniciativa vai tornar a Justiça mais célere 

Presenças

Participaram da cerimônia de inauguração, além do presidente Gilson Lemes, o vice-corregedor-geral de justiça de Minas Gerais, desembargador Edison Feital Leite; o superintendente da Assessoria Jurídica da Presidência do TJMG, desembargador Elias Camilo Sobrinho; a superintendente adjunta da Coordenaria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Paula Cunha e Silva; o desembargador Genil Anacleto Rodrigues Filho; o diretor do foro de Guaranésia, juiz Bruno Moya Raimondo; o juiz auxiliar da Presidência, Jair Francisco dos Santos; o prefeito de Guaranésia, Laércio Cintra Nogueira; o presidente da Câmara Municipal de Guaranésia, José Osmar da Costa Júnior; e demais autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da cidade e região.

 

NOT-inauguracao-forum-de-guaranesia--GILSON-COM-SERVIDORES-DA-COMARCA---11.12.20pg.jpg
Presidente Gilson Lemes foi recebido pelos servidores do fórum e ressaltou que o objetivo é oferecer melhores condições de trabalho a todos

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG