O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias de Morais, defendeu a união de esforços de todos os setores governamentais, empresariais e sociais para, “com boa dose de moderação e muita iniciativa assertiva, positiva, desfazer o nó da crise e recolocar o país no caminho do crescimento econômico equilibrado, que seja capaz de reduzir a indecente disparidade social que ainda persiste entre nós”.



    Des. Nelson Missias

 

A declaração foi feita em pronunciamento durante a entrega do 32º Troféu Tancredo Neves, iniciativa do jornal Edição do Brasil, que homenageou na noite de segunda-feira, 1º de julho, 32 personalidades de diversos setores sociais, empresariais e governamentais. O presidente foi o orador oficial da solenidade. Entre os agraciados estava o desembargador Ronaldo Claret. Compareceram também os desembargadores Wanderley Paiva e Octávio Augusto Boccalini de Nigris.

“Não podemos continuar convivendo passivamente com um exército de 13 milhões de desempregados e com a crescente presença de milhares de brasileiros e brasileiras vivendo nas ruas e revirando lixo em busca de algo para comer”, afirmou o presidente em seu pronunciamento, muito aplaudido. Disse também que a responsabilidade pelo quadro é de todos. “É preciso que assumamos tal responsabilidade e procuremos dar respostas.”

Ao final do pronunciamento, o presidente apontou algumas iniciativas do TJMG que têm contribuído para reverter o quadro de crise, como o Programa de Aceleração de Obras, que está construindo fóruns em 44 comarcas, estimulando a economia e criando empregos locais, e as duas grandes operações de conciliação empreendidas para pôr fim à Ocupação Izidora e para equacionar a quitação dos débitos do governo do estado com os municípios mineiros.

Leia o pronunciamento na íntegra.

O homenageado

Natural de Caratinga, o desembargador Ronaldo Claret é bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis de Caratinga e em Direito pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce. Possui também pós-graduação e especialização em Direito Processual.



                                                            Des. Ronaldo Claret

 

Magistrado desde 1992, atuou nas Comarcas de Açucena, Peçanha, São João Evangelista, Alfenas, Ipatinga e Belo Horizonte. Na capital, foi titular da 1ª Vara Empresarial e juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça nas gestões dos desembargadores Roney Oliveira e José Francisco Bueno. Foi ainda juiz convocado para atuar como desembargador, tendo substituído na 6ª e na 15ª Câmara Cível do TJMG.

Fonte: TJMG