O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herbert Carneiro, foi condecorado com a medalha do mérito Coronel Fulgêncio de Souza Santos, grau ouro. A solenidade foi realizada na manhã desta quarta-feira, 7 de junho, na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais.
Foto: Arúkia Silva/Divulgação
Instituída pelo decreto 24.973, de 26 de setembro de 1985, a Medalha do Mérito “Coronel Fulgêncio de Souza Santos” agracia participantes da Revolução de 1932, mas também personalidades e entidades que tenham prestado serviços relevantes à União dos Militares do Estado de Minas Gerais (UMMG).
Coronel Fulgêncio, o patrono da condecoração, natural de Januária, no Norte de Minas, ingressou na corporação aos 16 anos, em 1912. Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, em 9 de julho, ele partiu para o sul do Estado no comando do 7º Batalhão para debelar a revolta. "Sob o frio intenso da Serra da Mantiqueira e o fogo incessante das armas", ele faleceu em combate, em 30 de julho, atingido por uma bala de fuzil.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG