Em solenidade realizada na noite desta terça-feira, 2, o presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt recebeu o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, na Câmara Municipal da Capital mineira. A indicação foi do vereador Marcelo Aro. Governador e prefeito participaram da solenidade. A solenidade foi aberta pelo presidente da Câmara, vereador Léo Burguês, que falou sobre o privilégio de Belo Horizonte em ter o desembargador Pedro Bitencourt como cidadão.

CMBH

“Tenho muito orgulho de estar presente na entrega dessa homenagem, que é um agradecimento e o reconhecimento de nossa cidade pelo trabalho de Vossa Excelência, pautado sempre pela ética, decência e moral”, disse. Ao fazer uso da palavra, o vereador Marcelo Aro falou sobre o início da carreira do desembargador Pedro Bitencourt e toda a sua trajetória até chegar à presidência do TJMG, em junho deste ano, e destacou, como sua principal característica, o amor à família. “O que mais me impressiona no desembargador Pedro Bitencourt não é a carreira, nem o cargo, mas, sim, a opção que o senhor sempre fez pelas coisas certas da vida. O homem se revela por aquilo que ele ama e o amor que o senhor tem pela família é o que toca o coração”, afirmou o vereador.

CMBH1

Pedro Bitencourt agradeceu a homenagem recebida e destacou a capital mineira e suas características peculiares que, segundo ele, fazem de Belo Horizonte um ótimo lugar a todos os seus cidadãos. “Estou muito honrado com a homenagem e já me sinto mineiro e belo-horizontino”, afirmou.

Diversas autoridades e representantes dos três Poderes estiveram presentes na solenidade, entre elas o governador Alberto Pinto Coelho; o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; o presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, além de magistrados, familiares e amigos do desembargador homenageado.

CMBH2

Currículo

Natural de Caçapava, interior paulista, Pedro Carlos Bitencourt Marcondes formou-se em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de São Paulo FCSA/SP em 1985. Especializou-se em Direito Público na Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, em 1993 e 1994 e fez mestrado em Direito Administrativo pela UFMG, em 2002. Foi promotor de Justiça na Comarcas de Silvianópolis, Mantena, Uberlândia e Belo Horizonte, entre os anos de 1986 e 1990. Entrou para a magistratura em 1990 e foi juiz nas comarcas de Mantena, Ituiutaba, Contagem, e Belo Horizonte, sendo membro do Comitê Técnico da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, em 2002.

É desembargador do TJMG desde 2006. Membro da Comissão de Licitações e Contratos do TJMG e presidente da Comissão de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal entre os anos de 2008 e 2010. Nos anos de 2010 e 2012, foi membro da Comissão de Organização e Divisão Judiciárias e membro da Comissão Especial do Novo Regimento do TJ, em 2012. Em junho de 2014, tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Veja aqui o currículo completo do magistrado.