O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias de Morais, e o juiz João Carneiro Duarte Neto, juiz diretor da Comarca de Manga, anunciam na sexta-feira, 17 de maio, em Jaíba (Norte de Minas), a construção do fórum da cidade.
População de Jaíba supera 38 mil habitantes
A solenidade está marcada para as 14h no Centro de Eventos José Arnaldo dos Santos — Avenida Valdomiro Cardoso de Sá, 10, Centro.
Jaíba atualmente integra a Comarca de Manga. A Lei de Organização e Divisão Judiciárias de Minas Gerais prevê um cargo de juiz para o município, que será a sede da futura comarca.
Crescimento
O juiz João Carneiro Duarte Neto comenta que Jaíba experimentou um crescimento populacional acentuado nas últimas décadas, o que gerou uma demanda processual na região. A distância entre Jaíba e Manga é de 77 quilômetros, e no percurso entre as duas cidades há um rio que só pode ser atravessado de balsa. Com o novo fórum, esse deslocamento não será necessário, facilitando bastante o trâmite processual.
Entre 2000 e 2010, a população de Jaíba cresceu a uma taxa média anual de 2,10%, enquanto no Brasil a taxa foi de 1,17%, no mesmo período. Nessa década, a taxa de urbanização do município passou de 48,18% para 52,51%. Em 2010 viviam no município 33.587 pessoas, segundo o site Atlas Brasil.
Sua população em 2018 era de 38.413 habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Fórum de Jaíba será construído na Rua João Antônio de Oliveira, 400, Centro.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG