O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), desembargador Cláudio Costa, realizou, na manhã desta quarta-feira (20/10), visita ao Fórum de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para hipotecar solidariedade pessoal e institucional aos magistrados e servidores daquela comarca, tendo em vista o fato criminoso ocorrido na madrugada de ontem.

Na ocasião, o presidente do TJMG pôde constatar a precariedade e a falta de segurança a que estão sujeitos os juízes, servidores e jurisdicionados que atuam ou que freqüentam o Fórum de Contagem.

A situação vista causou-lhe forte impressão e indignação, a ponto de não encontrar palavras de conforto aos presentes, o que reforçou o seu ânimo de implementar todas as medidas necessárias para reversão do quadro encontrado naquela comarca.

Assim que retornou ao seu gabinete, o presidente determinou aos órgãos competentes do Tribunal que providenciassem imediato estudo para melhoria das condições de segurança e trabalho dos magistrados, servidores e freqüentadores do Fórum de Contagem.

O presidente ainda determinou que fossem aceleradas as medidas para implemento do Centro de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça (Cesi), previsto na Lei Complementar nº 85/2005, e recentemente regulamentado pela Resolução nº 646/2010 do TJMG.

Com tais condutas o desembargador Cláudio Costa espera poder dar resposta à aflitiva situação deflagrada em Contagem, com a certeza de poder contar com o imprescindível apoio dos demais Poderes do Estado.

Belo Horizonte, 20 de outubro de 2010.

Desembargador Cláudio Costa
Presidente

Fonte: TJMG