A imagem abaixo chama atenção. Catorze bancadas com centenas de urnas eletrônicas sobre elas. Ao redor, pilhas e mais pilhas com caixas que guardam urnas. Ao entrar em um dos galpões do Centro de Apoio do Tribunal, o desembargador Marcos Lincoln dos Santos, presidente do TRE, ficou impressionado. Ele visitou o local nessa quinta-feira (22), para conhecer as atividades desenvolvidas e a equipe que trabalha lá.

Galpão com dezenas de urnas eletrônicas sobre nove bancadas.

É nesse ambiente que a equipe da Seção de Urna Eletrônica e Logística (SURNA) faz testes e manutenção nas cerca de 53 mil urnas eletrônicas utilizadas em Minas Gerais. A cada 4 meses, todas elas passam por verificações minuciosas e carga de bateria. Se algum problema de funcionamento é detectado, ele logo é corrigido.

O presidente do TRE interessou-se imediatamente por essa atividade. Em conversa com o servidor Arizio Neves, pediu detalhes e esclarecimentos sobre os procedimentos que estavam sendo executados. O desembargador destacou o valor desse trabalho, desempenhado com tanto critério e cuidado por servidores e colaboradores terceirizados, para a garantia da segurança do processo eleitoral.

No Centro de Apoio, o desembargador Marcos Lincoln também percorreu as áreas destinadas ao armazenamento, controle e distribuição de todo o material permanente e material de consumo utilizados na Secretaria e nas 304 zonas eleitorais mineiras. São cerca de 80 tipos de bens permanentes (como móveis e computadores, entre outros) e 300 tipos de bens de consumo (material de limpeza, itens de escritório, etc). O presidente do TRE se mostrou surpreso com a dimensão do lugar e a quantidade de itens existentes ali, elogiou a organização e a maneira como todos os bens do Tribunal são armazenados.

O desembargador conheceu, ainda, os trabalhos da gráfica do Tribunal. E fez questão de entrar em um dos ônibus TRE AQUI, utilizado nos atendimentos itinerantes da Justiça Eleitoral. O veículo é uma ferramenta importante no processo de recadastramento biométrico do eleitorado, que atualmente está suspenso, em virtude da pandemia de Covid-19.

Nessa visita ao Centro de Apoio, o presidente estava acompanhado pelo diretor-geral do Tribunal, Maurício Caldas; pelo coordenador de Controle Patrimonial, Rodrigo Melo; além de servidoras e servidores das áreas de Gestão Administrativa e Gestão de Serviços. Na próxima semana, o desembargador Marcos Lincoln visitará outras unidades do TRE em Belo Horizonte, para conhecer um pouco mais da estrutura e equipes do Tribunal.

Fonte: TRE-MG