O presidente do TRE, desembargador Paulo Cézar Dias, lançou nesta terça-feira (17) o novo Planejamento Estratégico do Tribunal para o período 2016-2021. A missão da instituição permanece a mesma: “Garantir a legitimidade do processo eleitoral”. Também a visão de futuro não foi alterada: “Consolidar a credibilidade da Justiça Eleitoral, especialmente quanto à efetividade, transparência e segurança”. Já os valores institucionais passaram a ser: ética, imparcialidade, transparência, segurança, acessibilidade, eficiência, comprometimento, celeridade e inovação. Confira os detalhes

TRE-MG

Uma placa registrando a missão, a visão e os valores foi afixada no saguão da sede do Tribunal (foto), dando início às ações de comunicação interna que visam melhor divulgar e fortalecer o planejamento estratégico em toda a Justiça Eleitoral mineira. Em seu discurso, o presidente do TRE destacou o gerenciamento e acompanhamento do primeiro ciclo do planejamento da instituição, no período de 2010 a 2015: “Isso trouxe inestimável experiência acerca das possibilidades e dificuldades desta Justiça Especializada em responder, com a efetividade necessária, às demandas de melhoria colocadas pelos seus diversos públicos, considerando sempre o direcionamento estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Tribunal Superior Eleitoral”, disse.

O magistrado também destacou a forma inovadora com que o planejamento 2016-2021 foi construído. O documento foi elaborado com base em uma pesquisa de opinião, feita em agosto de 2015, que apontou os rumos que devem ser seguidos pelo TRE mineiro, a partir dos resultados já consolidados pelo Planejamento Estratégico anterior. O total de participantes nessa pesquisa foi de 3.053 pessoas, sendo 578 do público interno e 2.475 do público externo. Participaram servidores, juízes e promotores eleitorais, advogados, presidentes dos diretórios regionais de partidos políticos, candidatos eleitos nas Eleições 2014 por Minas Gerais, jornalistas e o público em geral.


Além disso, o planejamento considerou o determinado na Resolução nº 198/2014, do Conselho Nacional de Justiça, que estabeleceu os macrodesafios para o Poder Judiciário; na Resolução nº 23.439/2015, do Tribunal Superior Eleitoral, que estabeleceu o seu planejamento estratégico; na revisão do Planejamento Estratégico 2010-2015 do TRE-MG e na pesquisa de diagnóstico organizacional realizada em 2015.

Fonte: TRE-MG