Ao divulgar, às 17h, na seção 215, o primeiro boletim de urna na Escola Estadual Dona Augusta Gonçalves Nogueira, na barragem Santa Lúcia, o presidente do TRE-MG, desembargador Almeida Melo, salientou que “o trabalho da Justiça Eleitoral não se encerra aqui, pois incentivaremos os jovens a seguir o caminho da democracia”. E aproveitou para explicar o motivo da escolha da Escola para sediar a apuração simbólica da primeira urna: “decidi vir aqui por se tratar de uma escola que é modelo de ensino a crianças e adolescentes desta região”.

Já às 10h30, quando abriu a sessão permanente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para as eleições deste ano, o presidente da Instituição, desembargador Almeida Melo, fez uma avaliação bastante positiva do pleito na Capital e no interior. Segundo ele, o clima de absoluta tranqüilidade, com pouquíssimos incidentes na esfera policial (envolvendo propaganda irregular) e poucas substituições eletrônicas de urnas estava marcando o dia da votação.

Em seu pronunciamento, o desembargador ressaltou que a atuação da Justiça Eleitoral, neste ano e em anos anteriores, tem sido implacável no combate a ilícitos eleitorais, como compra de votos, e ao chamado “caixa dois”. O presidente aproveitou a abertura da sessão permanente para cumprimentar e agradecer as presenças de autoridades eleitorais de Moçambique e Angola (países africanos), que puderam visitar seções eleitorais e conhecer o sistema de votação eletrônica brasileiro.

Ulysses Guimarães
Ao lembrar da significativa e emblemática coincidência de a data dos 20 anos promulgação da Constituição Federal de 1988 ser também o dia da votação em 2008, Almeida Melo lembrou a atuação do presidente da Assembléia Nacional Consituinte, deputado Ulysses Guimarães como o baluarte da redemocratização no País. O presidente do TRE-MG decidiu homenagear o deputado visitando, às 11h30, a Escola Municipal Ulysses Guimarães, no bairro São Pedro, na Capital, onde cumprimentou mesários e alertou os eleitores nas filas sobre a importância do voto consciente . Na visita, ele estava acompanhado do juiz do TRE Sílvio Abreu, que foi deputado constituinte.

O primeiro boletim de urna divulgado pelo presidente do TRE-MG, por volta das 17 horas, mostrou o seguinte resultado para prefeito: Sérgio Miranda – dois votos; André – dois votos; Leonardo Quintão – 118 votos; Vanessa Portugal – um voto; Gustavo Valadares – um voto; Jorge Periquito – um voto; Márcio Lacerda – 187 votos e Jô Moraes – 14 votos. Na seção, de um total de 479 eleitores na seção, 392 (cerca de 82%) votaram (326 válidos, 38 votos nulos e 28 em branco).

O desembargador salientou, na Escola próxima à barragem Santa Lúcia a eficácia e confiabilidade da urna eletrônica, afirmando que “abolimos de vez a cédula de papel nos pleitos, graças a essa pequena máquina que é o que há de melhor em termos de sistema eleitoral no mundo”.

Na finalização dos trabalhos da sessão permanente, às 18h, o presidente do TRE-MG elogiou a atuação de todo o quadro da Justiça Eleitoral mineira – magistrados, servidores e representantes do Ministério Público– na eficiente condução de todo o processo eleitoral.

O ministro da Administração do Território de Angola, Virgílio Pereira , falou em nome da delegação angolana que veio conhecer o sistema eletrônico de votação (juntamente com representantes de Moçambique) e confessou sentiu-se emocionado ao conhecer a urna eletrônica, para ele “ágil, rápida e confiável, que permite cadastrar instantaneamente votos de centenas de eleitores”. Na oportunidade, foi apresentado pelo ministro o cartão de eleitor de Angola, que utiliza a tecnologia digital. Utilizado nas eleições de setembro deste ano naquele país, foi considerado pelo presidente do TRE-MG um dos documentos de identificação do eleitor mais avançados do mundo.

Fonte: TRE-MG