O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Almeida Melo, vai receber, nesta terça-feira (2), o título de cidadão honorário de Belo Horizonte. A iniciativa da homenagem foi do vereador Gêra Ornelas. A reunião solene na Câmara Municipal de Belo Horizonte para entrega do título está marcada para as 19h30.
Durante a solenidade, haverá apresentação do projeto “Voto Forte”, idealizado na gestão do desembargador Almeida Melo no Tribunal. Lançado em agosto de 2009, o projeto tem como objetivo sensibilizar os cidadãos sobre a importância de suas escolhas. No lugar de palestras e cartilhas, servidores do TRE atuam como atores e atrizes de teatro, cantando, dançando e se relacionando interativamente com a platéia, que participa de brincadeiras que levam a uma profunda reflexão sobre o voto.
Biografia
Homenageado pelos importantes serviços prestados na capital mineira, o desembargador Almeida Melo é natural de Pará de Minas, bacharel e doutor em Direito pela UFMG e desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais desde 16 de abril de 1998.
Já atuou como juiz membro do TRE-MG em 1991/93 (classe dos juristas), foi também procurador-geral da Assembléia Legislativa (1987/1989), diretor da Amagis (1993/1997) e diretor da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) de 1994 a 1997. Além disso, lecionou Teoria do Estado e Direito Constitucional na Faculdade de Direito de Sete Lagoas (1970/1975) e ainda atua como professor titular de Direito Constitucional na PUC-MG, possuindo vários trabalhos jurídicos publicados. É presidente do TRE desde julho de 2008.
Fonte: TRE