Os desembargadores José Antonino Baía Borges e Kildare Gonçalves Carvalho, ambos membros do Conselho Deliberativo da Amagis, tomaram posse como presidente e vice-presidente e corregedor, respectivamente, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). A solenidade aconteceu no salão do I Tribunal do Júri do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, na tarde de hoje, 8.
Encerrando seu biênio à frente do TRE-MG, o desembargador Almeida Melo ressaltou o trabalho da Justiça Eleitoral em Minas. “Contribuímos para o voto forte, a ficha limpa e a transparência”, disse. E desejou que os novos presidente e vice-presidente “tenham grande êxito no relevante serviço que irão prestar a Minas e ao Brasil”.
A saudação aos empossados ficou a cargo do vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Amagis e juiz do TRE-MG, Maurício Soares, que, antes, elogiou o biênio conduzido pelo desembargador Almeida Melo. “Sua administração se destacou pela transparência e pelo diálogo fácil”, afirmou.
Após descrever os currículos dos magistrados que tomavam posse, Maurício Soares disse que ambos, a partir de agora, resguardarão a legitimidade das eleições, “um trabalho relevante que, atualmente, se apresenta extremamente difícil. O TRE-MG sente-se honrado e engrandecido pelo ingresso de vossas excelências”.
O desembargador Baía Borges agradeceu a presença de todos, mas, em especial, a do governador Aécio Neves, que encontrou-se com ele e com o desembargador Kildare Carvalho antes da solenidade, no Fórum Lafayette, mas, em razão de compromissos com o vice-presidente José Alencar, não pôde assistir à cerimônia e foi representado pelo vice-governador Antônio Anastasia.
“O TRE-MG cumprirá o seu papel e espera ratificar o nome de Tribunal da Democracia, onde mais alto e melhor se faz ouvir e respeitar a voz legitimadora do povo”, afirmou Baía Borges.
O novo presidente ainda agradeceu aos magistrados mineiros. “Meu abraço aos juízes de Minas, aqui bem representados pelo colega Bruno Terra Dias, escolhido para dirigir o destino de nossa Amagis no triênio 2010/2012”, disse.
Para ler os discursos do presidente e do ex-presidente do TRE-MG, clique nos links abaixo: