A presidente em exercício da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto, foi homenageada por juízas e desembargadoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na tarde desta quarta-feira, 29/6, na sede da Associação. Em nome das magistradas presentes, a diretora de Apoio a Obras Sociais da Amagis, juíza Marli Maria Braga de Andrade, entregou à presidente em exercício um buquê de flores como reconhecimento ao trabalho e à dedicação da juíza Rosimere Couto, em especial neste momento em que ela ocupa a Presidência por ocasião do afastamento do juiz Luiz Carlos Rezende e Santos. O presidente da Amagis participa até o dia 30/6 do curso “Novas perspectivas sobre o combate ao crime organizado no contexto europeu e latino-americano”, em Roma, na Itália.

A juíza Mônica Silveira Vieira, integrante da Coordenadoria de Assuntos Legislativos e Remuneratórios da Amagis, afirmou que a homenagem demonstra a admiração ao trabalho da juíza Rosimere Couto em prol das magistradas e a importância de as mulheres ocuparem cada vez mais espaço na vida associativa. "Este é um momento em que as mulheres se unem para homenagear a Rose e valorizar a posição da mulher na Amagis, independentemente de nossas diferenças. Aqui estamos celebrando as nossas amizades, nossos valores e nossas semelhanças. Não há espaço para diferenças", ressaltou Mônica Vieira.

A diretora de Esportes Especializados da Amagis, juíza Cláudia Helena Batista, destacou a vocação para o associativismo da presidente em exercício e seu empenho constante para a valorização da mulher. "Rosimere é uma líder nata. Sempre fez questão de estar presente e atuante no associativismo e de defender as causas femininas, tema tão caro para todas nós, mulheres", afirmou.

Para a desembargadora Áurea Brasil, é inspirador ver uma mulher à frente da Associação. "Para que alcancemos uma maior representatividade feminina no Poder Judiciário, é fundamental que tenhamos mulheres, como nossa colega Rosimere, liderando entidades de classe de maneira tão competente. Por isso, estou aqui hoje, trazendo meu abraço e demonstrando meu apoio", disse Áurea Brasil.

A desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz destacou que, acima de tudo, o encontro desta quarta-feira é a celebração da amizade. "Além de demonstrar o fortalecimento da mulher no Poder Judiciário mineiro e a nossa união, nosso encontro simboliza a amizade e a reunião de colegas que possuem o mesmo propósito", afirmou a magistrada. 

De acordo com a desembargadora Mariangela Meyer, a juíza Rosimere Couto representa a força feminina na Magistratura mineira. "Para nós, magistradas, a presença da juíza Rosimere na Associação nos dá a certeza de que estamos sendo muito bem representadas, pois, além de dedicada e competente, ela sabe a importância da presença feminina no associativismo", destacou. 

Agradecimento

Emocionada, a presidente em exercício da Amagis agradeceu a homenagem e afirmou que a Amagis está sempre pronta para receber, de braços abertos, todos os magistrados da ativa e aposentados, da capital e do interior, pensionistas e seus familiares. "Para mim é uma honra estar com vocês aqui na nossa casa. Esse momento representa a força feminina na Magistratura e a união das mulheres magistradas mineiras. Essa gestão abre ainda mais espaço para que todas e todos tenham acesso à Associação, pois o lado de todos é o nosso. Precisamos que nossa Magistratura seja cada vez mais unida", destacou a juíza Rosimere Couto.

Afastamento

A juíza Rosimere das Graças do Couto, que é vice-presidente Administrativa da Amagis, ocupa a presidência da Associação entre os dias 17 e 30 de junho. Neste período, o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, participa do curso “Novas perspectivas sobre o combate ao crime organizado no contexto europeu e latino-americano”, em Roma, na Itália.

Luiz Carlos Rezende foi convidado a participar do curso juntamente com outras autoridades do Judiciário, Ministério Público e instituições brasileiras, como os ministros Luís Felipe Salomão, Maria Thereza de Assis Moura, Rogério Schietti Cruz, do STJ. O juiz Luiz Carlos é titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Belo Horizonte e diretor executivo do Programa Novos Rumos do TJMG.