O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, recebeu nesta quinta-feira (25/3) a “Medalha Desembargador Décio Antônio Erpen”, honraria concedida no grau de Alta Distinção pelo Colégio de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE). A outorga foi feita por indicação do corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, integrante do CCOGE.
A entrega da Medalha ocorreu de forma, simbólica, virtual, em cerimônia transmitida pelo canal do Colégio de Corregedores-Gerais na plataforma YouTube, durante a programação do 85º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge), que este ano abordou o tema “Cooperação Judicial e Administrativa entre Órgãos do Poder Judiciário”.
“É um grande orgulho receber, ao lado de outras autoridades, a Medalha Desembargador Décio Antônio Erpen, honraria concedida pelo Colégio de Corregedores-Gerais. Quero agradecer ao presidente do CCOGE, Paulo Velten Pereira e ao nosso corregedor-geral, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo pela homenagem”, afirmou o presidente Gilson Soares Lemes.
Oficinas
O 85º Encontro de Corregedores foi aberto na manhã desta quinta-feira pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que proferiu palestra magna com o tema “Cooperação Judicial na Atualidade”. Também participaram da abertura do evento, a corregedora nacional de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura; o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Sereio; o ex-presidente do CCOGE, desembargador Fernando Tourinho, do Tribunal de Justiça de Alagoas.
Na sequência do evento, o desembargador federal e jurista Vladimir Passos de Freitas, fez uma abordagem do atual cenário nacional, impactado com a pandemia da Covid-19. Vladimir Freitas proferiu palestra abordando “A Atividade dos Juízes, Cooperação Judiciária e a Primeira Instância no Pós-Pandemia”. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente do CCOGE e corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten.
Ocorreram também oficinas temáticas e debates internos entre os magistrados. O governador do Maranhão, Flávio Dino, proferiu palestra sobre o tema “Federalismo e Cooperação”.
A “Medalha Desembargador Décio Antônio Erpen” é uma honraria concedida a novos membros que passaram a integrar o Colegiado de corregedores nesta gestão, e a autoridades que têm contribuído para o estudo do Direito e para o aprimoramento do sistema de justiça, em especial com o Poder Judiciário.
Além do presidente do TJMG Gilson Sores Lemes, receberam a Medalha o ministro Alexandre de Moraes; o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell; o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, e o governador do Maranhão, Flávio Dino.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG