O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, inaugurou na tarde desta sexta-feira (2/10) o novo Fórum Merolino Correa, na Comarca de Carmo do Rio Claro, cidade no sudoeste de Minas, a 360km de Belo Horizonte. O fórum, que funcionava em prédio histórico, porém ultrapassado, está instalado agora em um edifício moderno, amplo e preparado para o crescimento da comarca. Esse foi o primeiro fórum inaugurado pelo presidente Gilson Soares Lemes, após sua posse em julho deste ano.
"É com muita alegria que estamos aqui hoje inaugurando o fórum, dando continuidade à gestão anterior. É uma alegria para o Poder Judiciário proporcionar novas instalações onde serão melhor acolhidos todos os jurisdicionados — operadores do Direito, servidores, magistrados, enfim, toda a população", disse o presidente do TJMG. Segundo Gilson Soares Lemes, há 40 fóruns em construção em Minas Gerais. "Acredito que ainda este ano consigamos inaugurar mais quatro ou cinco unidades."
Grande expectativa
A expectativa para a nova casa da Justiça de Carmo do Rio Claro era grande, desde o início das obras, em 2018. O presidente Gilson Lemes chegou ao novo fórum, acompanhado do 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida, do 2º vice-presidente, desembargador Tiago Pinto, do corregedor-geral de justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, dos desembargadores Luiz Arthur Rocha Hilário e Antônio Carlos Cruvinel, e da juíza diretora do foro da comarca, Ana Maria Marco Antônio.
Os desembargadores José Flávio de Almeida e Luiz Arthur Rocha foram convidados pelo presidente a participar da inauguração por terem sido juízes na cidade, no início de suas carreiras na magistratura mineira.
O quinteto da 18ª região da Polícia Militar de Minas Gerais tocou o Hino Nacional e o Hino do Poder Judiciário, enquanto as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do Poder Judiciário eram hasteadas. Ao som de Stand by Me, de Ben E. King, a fita de inauguração do fórum foi descerrada pelo presidente Gilson Lemes e pela juíza Ana Maria Marco Antônio, cercados pelos convidados.
Homenagens
O presidente Gilson Soares Lemes iniciou seu discurso dizendo que era com grande alegria que inaugurava as novas instalações do Fórum Merolino Correa, homenagem ao magistrado que atuou na comarca no final da década de 1920. “Juntamente com a entrega deste novo prédio, está sendo escrita uma importante página da história desta centenária comarca, que no próximo ano completará 130 anos de sua primeira instalação, uma vez que foi extinta em 1903 e reestabelecida em 1915”, pontuou o presidente.
Ouça o podcast com os áudios do presidente do TJMG e da juíza diretora do foro:
O presidente também lembrou que o momento é muito especial para ele, pois o novo fórum de Carmo do Rio Claro é o primeiro inaugurado em sua gestão, iniciada há exatos três meses. “É o primeiro de uma série de novos edifícios do Judiciário mineiro que iremos inaugurar ao longo dessa administração, até julho de 2022”, previu o presidente.
Ele também fez questão de homenagear os colegas de magistratura, os desembargadores José Flávio de Almeida e Luiz Arthur Rocha Hilário, que atuaram como magistrados na Comarca de Carmo do Rio Claro.
“Sei da alegria de vocês em retornar a esta cidade, onde construíram importantes laços afetivos. Inclusive devo destacar que o desembargador José Flávio foi o responsável pela inauguração do fórum do qual agora nos despedimos”, observou o presidente olhando diretamente para os desembargadores homenageados. Neste momento, ele arrancou efusivos aplausos de todos os presentes.
O presidente Gilson Soares Lemes também fez questão de lembrar um pouco da rica história de Carmo do Rio Claro, que, no passado, atraiu vários bandeirantes. “Aqui eles forjaram o arraial, embrião do que hoje é a cidade, tendo como cenário a majestosa Serra da Tormenta. De uma pequena freguesia, surgida em 1810, até se tornar vila, e de vila a município, em 1877, Carmo do Rio Claro testemunhou a instalação de sua comarca ainda no final do século 19, em 1891”, lembrou o presidente.
Agradecimentos
Do passado, o presidente seguiu direto para o presente, ao lembrar do crescimento da cidade e da necessidade do novo prédio para abrigar a comarca. “E não me refiro apenas ao aspecto tecnológico, mas também à necessidade premente de oferecermos à sociedade edificações acessíveis e sustentáveis”, salientou o chefe da Corte Mineira.
O desembargador também lembrou do Plano de Aceleração de Obras do TJMG e dos seus desafios. “A entrega deste novo fórum, hoje, é resultado do firme compromisso do nosso Tribunal de Justiça de oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional de mais qualidade e de oferecer ambientes mais adequados e dignos a magistrados, promotores de justiça, advogados, defensores públicos, servidores, colaboradores, estagiários e jurisdicionados”, destacou.
O presidente agradeceu a todos aqueles que se empenharam no projeto do novo fórum de Carmo do Rio Claro, fazendo menção ao prefeito da cidade, Sebastião César Lemes, responsável pela doação do terreno em abril de 2018; ao então diretor da comarca, juiz Fabiano Teixeira Perlato, que participou das tratativas para escolha da área; ao ex-presidente do TJMG desembargador Nelson Missias de Morais, que priorizou a construção de novos fóruns pela interior do estado; ao desembargador Amauri Pinto Ferreira, que no papel de superintendente de Obras, à época, se desdobrou para que metas fossem cumpridas, juntamente com o engenheiro do TJMG Cláudio Ribeiro; ao juiz auxiliar da presidência Jair Francisco dos Santos e a toda a equipe da Diretoria de Engenharia e Gestão Predial (Dengep) do TJMG, sob o comando do diretor Marcelo Junqueira.
Antes de encerrar seu discurso, o presidente Gilson Lemes também agradeceu à juíza diretora do foro, Ana Maria Marco Antônio, “cuja colaboração foi imprescindível para o bom andamento dos trabalhos”.
Novo prédio
"O novo prédio é o sonho do jurisdicionado, da população em geral. A cidade merece um local com dignidade, respeito e confiança. Todos nós somos testemunhas dos esforços do Judiciário mineiro para possibilitar esta inauguração", disse a juíza diretora do foro, Ana Maria Marco Antônio.
O fórum foi preparado para abrigar até três varas, com dois pavimentos interligados por um elevador e amplas escadas, e é totalmente voltado para a acessibilidade de idosos e portadores de deficiência.
Também tem amplo estacionamento para carros, motos e bicicletário, sistema de ar condicionado, sistema de segurança, amplas salas para servidores, magistrados, arquivos, Cejusc e moderno Tribunal do Júri.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG