A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirschner, visita o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira, 8 de setembro. Ela será recebida às 16 horas no Salão Nobre da Corte pelo chefe do Poder Judiciário brasileiro, ministro Gilmar Mendes. Esta é a primeira vez que ela visita o STF na condição de presidente.

Em visita oficial ao Brasil durante a semana, na segunda-feira, além da visita ao Supremo, à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, ela participa da segunda reunião presidencial no âmbito do Mecanismo de Integração e Coordenação Brasil-Argentina. Os dois chefes de Estado receberão informe sobre a implementação dos compromissos assumidos por ocasião da primeira reunião do Mecanismo, quando se adotou a Declaração da Casa Rosada (22 de fevereiro de 2008).

Esta Declaração trata de projetos relativos ao estabelecimento de um sistema de pagamentos em moeda local, à construção de satélite conjunto para observação costeira e oceânica, à constituição de uma empresa binacional de enriquecimento de urânio, aos estudos para construção da hidrelétrica de Garabi, ao estudo de viabilidade sobre novas pontes sobre o Rio Uruguai, à integração ferroviária, à cooperação em matéria de defesa e à cooperação na área dos biofármacos, entre outros. Na ocasião deverão ser assinados acordos de cooperação.

Fonte: STF