As prioridades da magistratura estadual foram debatidas pelos presidentes das Associações Regionais em Porto Alegre durante a reunião da Coordenadoria da Justiça Estadual da AMB (CJE).

Durante o encontro, a entidade detalhou questões que integram a pauta de interesses dos juízes, como a relacionada à Previdência. Dois especialistas foram convidados para falar sobre o assunto – o desembargador Eduardo Uhlein e o juiz Cláudio Luís Martinewski, representante da AMB no grupo criado pelo Conselho Nacional de Justiça para debater o tema, assim como a política remuneratória da magistratura. O presidente da AMB, Mozart Valadares Pires participou da reunião.

A representatividade das associações estaduais na AMB e a criação de Coordenadorias regionais para a CJE também concentraram as atenções dos participantes que tiveram a oportunidade de levar informações específicas da atividade jurisdicional de seus Estados para definição de políticas de apoio institucional. A pauta também foi aberta para a inclusão de outros temas considerados relevantes pelos magistrados.

O preenchimento do questionário da campanha Gestão Democrática do Judiciário, promovida pela AMB também foi avaliado. As Associações vão receber o resultado deste trabalho em maio, uma compilação das prioridades orçamentárias apontadas pelos próprios juízes. De posse deste material, as entidades poderão estabelecer o diálogo junto aos Tribunais, participando diretamente da discussão orçamentária do Judiciário local. Os detalhes foram apresentados pelo coordenador da campanha, Gervásio dos Santos.

Para o coordenador da Justiça Estadual da AMB, Eugênio Couto Terra, o encontro poderá fortalecer os trabalhos voltados para a Justiça Estadual. “A partir dos nossos debates, poderemos reunir subsídios que norteiem a busca por melhorias na prestação jurisdicional nos Estados e também das questões associativas”, pontuou o juiz.

Além do presidente da AMB, estiveram presentes o secretário-geral Nelo Presser, o secretário-geral adjunto Jorge Massad, e os magistrados: Aiston Henrique de Sousa (Amagis-DF), Walter Pereira de Souza (Amam), Amaury Kulinski (Amamsul), Marcelo Rosendo de Oliveira (ACM), Pedro Ibens França (Almagis), Azevedo Hamilton Cartaxo (Amarn), Paulo Cezar Cavalcante Macedo (Amase), Emanuel Bonfim (Amepe), Gervásio Protásio dos Santos Junior (Amma), Antônio Silveira Neto (AMPB), Mário Gurtyev de Queiroz (Amaap), Breno Jorge Portela Silva Coutinho (Amarr), Paulo Roberto Ferreira Vieira (Amepa), Raduan Miguel Filho (Ameron), Giordane de Souza Dourado (Asmac), Allan Martins Ferreira (Asmeto), Maurício Torres Soares (Amagis), Henrique Nelson Calandra (Apamagis), João Ricardo dos Santos Costa (Ajuris), Gil Francisco de Paula Xavier (Amapar) e Paulo Ricardo Bruschi (AMC).

Fonte: AMB