O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, participou, nesta quarta-feira (3/11), da abertura do 120º Encontro de Presidentes dos Tribunais de Justiça do país, em Recife (PE).
Presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, integra encontro que tem, entre outros objetivos,
o de assegurar um Poder Judiciário cada vez mais forte e valorizado (Crédito: Divulgação/TJMG)
Durante dois dias, serão debatidos aspectos sobre "A autonomia e independência administrativa e financeira do Poder Judiciário dos Estados". A abertura do evento foi feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luiz Fux.
Além do presidente Gilson Lemes, estiveram presentes, pelo TJMG, o desembargador Júlio Lorens e o juiz-auxiliar da Presidência do TJMG, Jair Francisco dos Santos. “Seguiremos diuturnamente na luta por um Poder Judiciário forte e valorizado, sempre na defesa de nossas prerrogativas”, disse o presidente Gilson Lemes.
O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira, também destacou a importância do encontro. “É motivo de orgulho para o Judiciário pernambucano sediar um encontro que congrega representantes de toda a Justiça brasileira. Significa o reconhecimento de que o estado avançou e continua se desenvolvendo na busca pelo aprimoramento de suas ações para atender de forma efetiva o jurisdicionado. Nesse período, trocaremos experiências de inovações tecnológicas desenvolvidas com a parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que nos permitiram servir ao cidadão nesse período tão crítico e triste da pandemia da covid-19", disse.
A programação do encontro envolve discussões e apresentações de trabalhos sobre os novos rumos do Judiciário; ajustes no desenvolvimento de iniciativas; papel das instituições superiores da Justiça brasileira para a evolução do trabalho realizado pela Justiça de cada estado; ações pioneiras e os seus resultados; entrega de Medalhas Comemorativas do Mérito Judiciário, alusivas às celebrações dos 200 Anos de Criação do Tribunal da Relação de Pernambuco, pelo Alvará Régio de 6 de fevereiro de 1821; discussão sobre autonomia financeira dos Tribunais de Justiça; pauta comum em relação aos projetos do Congresso Nacional; e estruturação física e de pessoal do novo Conselho.
Fonte: TJMG