O presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, o presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça, desembargador Pedro Bitencourt, e representantes dos tribunais de Justiça do Distrito Federal, Piauí, Tocantins, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Roraima, Sergipe e Rondônia reuniram-se hoje, 26, na sede da Amagis, em Belo Horizonte, onde foram recebidos pela presidente interina da Associação, juíza Cristiana Martins Gualberto Ribeiro, e pela vice-presidente de Saúde, juíza Luzia Peixôto.

Reunião

A reunião foi realizada após a assinatura, na sede do TJMG, do termo de adesão para o direito de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O objetivo é tornar a tramitação e a gestão dos processos administrativos mais simples e mais ágeis. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente ao Conselho dos Tribunais, o sistema permite interligar todas as unidades e comarcas, promovendo acessibilidade, celeridade e desburocratização de todas as demandas administrativas. Os usuários externos vão poder visualizar processos públicos de seu interesse, por meio da pesquisa processual, ou solicitar vista eletrônica de processos.

“Esse foi um momento histórico para o Judiciário mineiro e nacional e o TJMG conta, como sempre, com a parceria da Amagis”, destacou a presidente interina, juíza Cristiana.

Avanço

O presidente desembargador Herbert Carneiro ressaltou o avanço que esse recurso representa para a Justiça mineira e brasileira, uma vez que possibilita não apenas a produção, mas a tramitação e o armazenamento de documentos e informações de forma eletrônica, praticamente em tempo real, interligando todas as comarcas.

“Ganha, com isso, a sustentabilidade, a administração do Tribunal e, sobretudo, a cidadania, o jurisdicionado, que terá cada vez mais eficiência e celeridade no atendimento de seus pleitos”, explicou o presidente do Tribunal mineiro.

O presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça, desembargador Pedro Bitencourt, explicou que o convênio vai transformar a tramitação e feitura de documentos no sistema de Justiça. “Com a assinatura deste convênio, o Conselho desempenha o papel que lhe é peculiar, que é o de integrar e promover a cooperação entre os tribunais de Justiça do Estado”, afirmou Bitencourt.

Participaram também da reunião o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida; ; 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Wagner Wilson Ferreira; 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Saulo Versiani; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador André Leite Praça; o desembargador Jones Figueiredo Alves, representando o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo de Arruda Raposo; o primeiro vice-presidente do TJRS, desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, representando o presidente do TJRS, desembargador Luiz Felipe Siveira Difini; o presidente do TJPI, desembargador Erivan José da Silva Lopes; o presidente do TJSE, desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça; o presidente do TJRO, desembargador Sansão Batista Saldanha; o presidente do TJRR, desembargador Almiro José Mello Padilha; o primeiro vice-presidente do TJDFT, desembargador Humberto Ulhoa, reperesentando o presidente do TJDFT, desembargador Mário Machado Vieira Netto; os juízes auxiliares da presidência do TJMG, Thiago Colnago; Lisandre Borges; e Antônio Carlos Parreira; e o juiz em substituição no TJMG, Amauri Pinto Ferreira.