encontrogestores.jpg
Depois de sete anos seguidos, a Justiça de Primeira Instância realizou novamente o 13º encontro de gerentes, escrivães e substitutos do Foro Judicial de Belo Horizonte na manhã desta quinta-feira, 26 de junho. O evento abordou os temas gestão, pessoas e tecnologia. O corregedor-geral de Justiça, desembargador Audebert Delage, se dirigiu aos presentes citando palavras do escritor Guimarães Rosa em tom de despedida, já que deixa o cargo no próximo dia 30 de junho. Ele abriu os trabalhos ressaltando a presença do atual juiz diretor do Foro, Marco Antônio Feital Leite, e do magistrado Cássio Azevedo Fontenelle, que será o novo juiz diretor.

Para o desembargador Audebert Delage, o constante aperfeiçoamento e a valorização das pessoas são requisitos essenciais para aprimorar o desempenho do Tribunal de Justiça e para atingir os resultados esperados. “Marquei presença em todos os encontros de gestores, sempre animado com o seu propósito de ser um espaço de troca, de diálogo entre gestores, visando a melhoria dos serviços prestados pelo Judiciário.”

O juiz diretor do Foro, Marco Antônio Feital Leite, falou sobre gestão compartilhada e ressaltou o modelo de gestão centrado no trabalho em equipe, na construção coletiva e em espaços que garantem que o poder seja de fato viável por meio de análises, decisões e avaliações construídas coletivamente.

“Oxalá possamos ver implantados, já no alvorecer desta nova administração, os instrumentos necessários ao exercício da governança pública relacional, sistêmica, orientada para resultados que geram valor público”, destacou.

O juiz Cássio Fontenelle pediu a palavra e evidenciou que a sua forma de trabalho não combina muito com a primeira pessoa do singular. Ele disse acreditar nas coisas construídas coletivamente. “Sei que administrar é fazer opções dentro da finitude de recursos. Venho demonstrar o respeito que tenho por vocês, com disposição de ouvir e para tentar resolver problemas. Tenho certeza de que teremos apoio para remar para o mesmo lado”, concluiu.

Tecnologia

Na palestra “A influência da tecnologia no cotidiano do Judiciário”, o diretor executivo de informática do TJMG, Francisco Morais Rolla, falou sobre a tecnologia da informação em favor da melhora da eficiência no trabalho. Ele ressaltou a atual realidade de processos na Justiça, o acervo crescente e o grande número de usuários internos da rede tecnológica do Judiciário mineiro e sugeriu como a tecnologia pode contribuir para a diminuição de processos.

Ele ainda lembrou fórmulas para atingir maior eficiência e frisou tendências e próximos desafios da área no TJMG. “O Tribunal é grande e complexo, o que dificultam a chegada de tecnologia. Já temos em vista a unificação dos sistemas em uma única plataforma, prevista no Processo Judicial Eletrônico (PJe), a unificação de procedimentos internos e externos e a disponibilização de informações aos órgãos externos e advogados de forma automática”, disse.

A brigada de incêndio na Justiça de Primeira Instância também foi tema de debate no encontro de gestores. O assessor do Corpo de Bombeiros no TJMG, tenente Fellipe Augusto Maciel Oliveira, previu que até setembro deste ano 10% da população dos prédios que integram o Foro de Belo Horizonte serão capacitados em primeiros socorros, noções de princípio de incêndio e plano de emergência para as edificações. “Em 2014, vamos capacitar mais de 800 pessoas no Fórum Lafayette, no TJ da Raja Gabaglia e da Goiás, além de outros prédios da Justiça”, concluiu.

O gerente da Gerência de Apoio Administrativo (Geapa), Robson Fonseca Pinto, fechou o evento e ressaltou a importância do Encontro de Gestores, que vem sendo realizado semestralmente. Ele aproveitou para fazer um agradecimento especial ao juiz diretor Marco Antônio Feital Leite. “Especialmente, pela lealdade que deu muita segurança a todos na realização e condução de projetos na área de recursos humanos e em diversas outras áreas.”

O encontro foi organizado pela Geapa, em parceria com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e com apoio da Direção do Foro da capital e da Assessoria de Comunicação Institucional do Fórum Lafayette (Ascom Fórum).

Fonte: TJMG
Foto: Renata Caldeira/TJMG